(27/09/2011 – 13:44)
Neste sábado, 24/09, o Conselho de Assistência Social do Distrito Federal (CAS-DF) e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) promoveram a 14ª Pré-Conferência Regionalizada de Assistência Social do Distrito Federal, realizada na Escola Marista, em Samambaia.
A Pré-Conferência de Samambaia, etapa preparatória para a IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal – IXCAS/DF, teve como objetivo reunir governo e sociedade civil local para debater e propor as prioridades da Política Pública de Assistência Social para os próximos anos. As 42 propostas construídas serão defendidas na IXCAS/DF pelos 29 delegados eleitos por Samambaia.
A conselheira do CAS/DF, Daise Moreno Moisés, declarou oficialmente aberta a Pré-Conferência ressaltando a importância da proposição de ações para o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS), respeitando as diferenças locais. Márcia Gisele e Fátima Rosa, representantes dos usuários, também participaram da mesa de abertura. “Temos que correr atrás de nossos direitos. O CRAS nos oferece muito mais do que benefícios”, enfatizou Márcia Gisele.
O secretário adjunto Daniel Seidel falou do compromisso deste governo em atender as pessoas que realmente precisam e a importância da participação da comunidade local. “Só com a presença de vocês (trabalhadores, usuários, entidades socioassistenciais e gestores) podemos realizar esta discussão”, disse Seidel.
Após a apresentação do Regulamento das Pré-Conferências pelo CAS/DF, Seidel apresentou o Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria. “Nós não podemos nos conformar com a realidade do DF: uma Unidade da Federação tão rica que ainda tem tantas pessoas pobres e extremamente pobres”, destacou.
A subsecretária de Transferência de Renda, Patrícia De Marco, fez uma explanação sobre a Assistência Social e o SUAS. “Assistência Social não é favor. É direito garantido na Constituição Federal”, declarou a subsecretária.
As coordenadoras do CRAS Samambaia e CRAS Expansão, Neusa Antônia e Dayane Xavier, respectivamente, apresentaram o balanço das Políticas Sociais e SUAS em Samambaia. “Entre março e agosto de 2011, realizamos dezoito mil atendimentos e acompanhamos 529 famílias pelo Serviço de Atenção Integral à Família – PAIF”, realçou Neusa.
Estiveram presentes à Pré-Conferência de Samambaia 210 pessoas. Dentre elas, representantes da Administração Regional, da Diretoria Regional de Ensino, do Conselho e da Regional de Saúde, da Justiça Comunitária do Fórum de Samambaia, das Gerências de Segurança Alimentar e Nutricional e do CAPS Samambaia, das entidades socioassistenciais, da Vila Olímpica, do 11º Batalhão da PM e lideranças locais.