Na sua jornada, muitas vezes tripla de trabalhadora, mãe e dona de casa, a mulher lida de perto com todas as questões sociais brasileiras. A educação dos filhos, o orçamento para as compras do mês, os juros das compras a prazo, a saúde, a preocupação com a violência, o desemprego próprio, do marido, do filho, do irmão… E, com sensibilidade e dedicação, elas vão encontrando as soluções para dar conta da vida. É preciso fazer represent…ar esse olhar feminino do mundo. É preciso fazer valer a experiência feminina de gestão dos problemas cotidianos.
Porém, as mulheres, que são 51% da população e do eleitorado brasileiro, estão longe do paraíso em termos de representação política. Há no país, 67.030 cargos políticos: um de presidência da República, 27 de governadores, 5.558 de prefeitos, 81 de senadores, 513 de deputados federais, 1.125 de deputados estaduais e distritais e 60.265 de vereadores.
As mulheres ocupam apenas 7.494 desses cargos, sendo o de Presidência da República, 10 de senadoras, 42 de deputadas federais, dois de governadoras, 129 de deputadas estaduais e distritais, 318 de prefeitas e 6.992 de vereadoras.
Mas é um grande avanço, juntamente com o crescimento de ocupação de empregos no mercado de trabalho, aumento da massa salarial feminino e nível educacional mais elevado do que o do homem.
Mas é preciso avançar muito mais.