Equipes do Criança Feliz Brasiliense vão passar por capacitação para reforçar o atendimento às famílias
O Criança Feliz Brasiliense segue em expansão no leque de atuação familiar. O próximo passo do programa é capacitar as equipes, preparando-as para conduzir as visitas domiciliares também com a temática da leitura familiar para crianças.
Para isso, foi apresentado, nesta sexta-feira (21), durante reunião remota com os gestores, o curso de Literacia Familiar, uma capacitação gratuita promovida pelo Ministério da Cidadania em parceria com o Ministério da Educação.
De acordo com a multiplicadora do Criança Feliz Brasiliense Danielle Cerqueira, o curso é de grande importância para os profissionais por prepará-los para orientar e praticar a leitura com pais e filhos.
“Essa capacitação é mais uma ferramenta para os visitadores, trazendo mais desenvoltura nas atividades com as crianças, porque a leitura é uma estratégia simples, divertida e informal. Além de ajudar no desenvolvimento, na compreensão de escuta e de fala, e na alfabetização”, pontua Danielle.
Após a capacitação das equipes, o Distrito Federal inicia um formato piloto dessas ações junto às famílias. Há a previsão de que algumas recebam kits com livros infantis vindos do governo federal.
A reunião desta sexta-feira para monitoramento do Criança Feliz Brasiliense envolveu os visitadores, supervisores e representantes da Agência de Transformação Social (Iecap), organização da sociedade civil parceira da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) na execução do programa. Ainda durante o evento, foram apresentadas a secretária executiva do programa, Ana Caroliny Sousa, e as novas multiplicadoras da iniciativa.
Literacia Familiar
As atividades de leitura para crianças durante visitas domiciliares do programa Criança Feliz são o objeto de uma terceira qualificação disponível no Portal Capacitação Cidadania. O curso é resultado de parceria entre o Departamento de Formação e Disseminação, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação, Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, do Ministério da Cidadania, e Secretaria de Alfabetização, do Ministério da Educação.
A intenção é oferecer formação complementar às equipes do Criança Feliz, em especial nas visitas domiciliares ligadas à temática da Literacia Familiar. São dez aulas que abordam a importância da leitura, os programas do governo federal em torno do tema, os desafios e abordagens e orientações específicas.
A carga horária é de dez horas. As inscrições podem ser feitas até 20 de fevereiro de 2022. A conclusão do curso precisa ser feita até 28 de fevereiro.
Claudia Coelho