No dia 25 de maio, Dia da Criança Desaparecida, o Brasil e outros 17 países realizam uma cerimônia em memória de todas as crianças e adolescentes desaparecidos.
A cerimônia simbólica de soltura dos balões com fotos de crianças desaparecidas de alguns locais do mundo foi realizada em Taguatinga com o apoio do ICMEC – Centro de Crianças Desaparecidas e Exploradas, e contou com a presença do Governador Agnelo Queiroz, do chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa e do Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel.
Desde 2011, a Sedest atua em parceria com a Secretaria de Segurança Pública no registro e localização de pessoas desaparecidas com base no proposto pela Lei da Busca Imediata (Lei Federal nº 11.259). Este trabalho articulado busca otimizar o atendimento aos familiares no registro, busca e localização do desaparecido.
“Quando uma criança ou adolescente desaparece, a família deve comunicar o desaparecimento imediatamente pelo o número de emergência 190, ou na Delegacia mais próxima”, reforça Daniel Seidel, da Sedest.
A atuação da SEDEST se dá a partir do recebimento mensal das ocorrências e pela procura espontânea das famílias pelos serviços da Secretaria. As unidades que realizam o acompanhamento destas famílias são os CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), total de 09 no DF, responsáveis pelas seguintes ações:
• acolher e realizar acompanhamento psicossocial junto à família;
• realizar busca nas unidades de acolhimento da Sedest;
• distribuição cartazes às famílias e a rede socioassistencial;
• realizar ações de prevenção junto às famílias de crianças e adolescentes com histórico de fuga do lar;
• acompanhar o processo de localização;
A SEDEST participa da Rede Global das Crianças Desaparecidas por meio da parceria com o ICMEC e é responsável pela divulgação das fotos de pessoas desaparecidas nos órgãos do GDF e outros parceiros (CEB, CAESB, Elevamedia e SESC) e por articular junto ao Instituto de Identificação da Polícia Civil a progressão de idade nas fotos.