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16/01/23 às 12h26 - Atualizado em 16/01/23 às 12h26

Gestores da Sedes apresentam a balanço das ações

A exposição enfatizou os programas, projetos, serviços e benefícios de responsabilidade da pasta ao longo de 2022

 

De maneira conjunta e colaborativa, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) fez um balanço das ações da pasta ao longo de 2022. Em evento na quinta-feira (11), no auditório da Secretaria de Trabalho, na Asa Norte, a reunião teve o intuito de avaliar o último ciclo de trabalho e projetar as ações para o próximo, iniciado neste ano.

 

 

O balanço de ações teve a participação da cúpula de gestores das subsecretarias de Assistência Social (Subsas); de Segurança Alimentar e Nutricional (Subsan); de Governança, Inovação e Educação Permanente (Sugip) e de Administração Geral (SUAG), além dos representantes das secretarias executiva e adjunta e da chefia de gabinete da pasta.

 

A apresentação ocorreu para cerca de 50 pessoas entre servidores e convidados.

 

Em seu momento de fala, a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, abordou que é importante rever dados e resultados, pois servem para ponderações acerca de cada iniciativa da pasta. Com base nisso, focar no que é possível melhorar para este ano.

 

“A principal característica da Sedes é o trabalho em conjunto, a interlocução entre os setores e o conhecimento técnico e prático de seus titulares. Qualquer atendimento socioassistencial perpassa por todos os setores da pasta, então é fundamental que estejamos integrados no discurso e nas ações”, destaca a gestora.

 

 

Dados gerais

 

No que diz respeito à transferência de renda, somente o DF Social concedeu o valor R$ 150 para 63.553 famílias durante o ano passado. O Cartão Gás beneficiou 74.474 lares brasilienses com a quantia bimestral de R$ 100 para a compra do botijão.

 

Quando ao Programa Prato Cheio, por exemplo, o benefício chegou a 120.946 famílias durante o período. Por falar em segurança alimentar e nutricional, os 14 Restaurantes Comunitários serviram 9.966.854 refeições, sendo 8.770.222 almoços e 876.457 cafés da manhã.

 

Para 2023, está prevista a entrega de dois novos Restaurantes Comunitários; ampliação de refeições servidas nos Restaurantes com a possibilidade de café manhã e jantar em todas as unidades.

 

Quanto à modernização, dentre as ações de destaque em 2022, a pasta aprimorou a infraestrutura de redes no âmbito de todas as unidades socioassistencias da Sedes, realizou a atualização do parque tecnológico, promoveu a estruturação de processos internos e de gestão de conhecimento.

 

Outras inovações foram celebradas por meio de acordos e cooperação técnica com órgãos federais de do GDF, como o Acordo de Cooperação Técnica de Base de Dados e de Cruzamento de Dados com Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT); Polícia Civil do DF (PCDF); INSS; Secretaria de Trabalho (Setrab); Controladoria Geral do DF e (CGDF) e Secretaria de Educação.

 

No quesito educacional, a Sugip 765 servidores foram instruídos no Programa de Capacitação do Sistema Único de Assistência Social o CapacitaSUAS. Por meio da Escola Virtual da Sedes, que além desse, também disponibilizou 29 cursos com uma carga horária de 290 horas de conteúdo, foram formados emitidos 3.361 certificados, parte dessas capacitações, foram resultantes de parcerias com outras instituições de ensino como UnB, Ibram, Egov, Enap, entre outras.

 

Em relação à gestão de pessoas, cerca de mais 100 servidores foram nomeados para o quadro efetivo na carreira da assistência social. Uma novidade foi a ampliação da jornada de trabalho de 30h para 40h, em que 635 servidores optaram pelo aumento da carga horária. Em alguns casos, havia trabalhadores que pleiteavam essa ampliação há mais de 10 anos.

 

Claudia Coelho

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