Duas OSCs foram habilitadas para executar atividades que contribuam para o envelhecimento saudável e prevenção de risco social.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) homologou, nesta terça-feira (4), o resultado final do Edital de Chamamento Público nº 29/2022, que garante 200 vagas para execução e manutenção do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos.
“As atividades desenvolvidas no âmbito do Serviço de Convivência consideram a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências de vida das pessoas atendidas”Ana Paula Marra, secretária de Desenvolvimento Social
Foram habilitadas duas organizações da sociedade civil (OSCs) que já eram parceiras da Sedes: a Associação dos Idosos de Taguatinga (AIT), que ficará responsável por 100 vagas imediatas; e a Associação Maria da Conceição (Asmac), que poderá executar 100 vagas a partir do segundo semestre.
Pelo edital, as OSCs terão de promover atividades que contribuam com o processo de envelhecimento saudável, o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, o fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário, além de trabalhar a prevenção de situações de risco social.
As vagas foram destinadas às Regiões de Desenvolvimento Social (RDS) que concentram a maior população idosa e para aquelas cujos indicadores sociais sinalizam a necessidade de medidas preventivas e proativas, típicas do SCFV. Neste caso, foram contempladas as regiões de Taguatinga e Gama.
“A intervenção social deve estar pautada nas características, interesses e demandas dessa faixa etária. As atividades desenvolvidas no âmbito do Serviço de Convivência consideram a vivência em grupo, as experimentações artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências de vida das pessoas atendidas. Dentro da política, o serviço tem papel fundamental na prevenção das situações de risco para famílias em vulnerabilidade social e garantia da autonomia”, destaca a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
Fortalecimento de Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é realizado em grupos, organizado a partir de percursos, garantindo aquisições progressivas para os usuários, de acordo com o ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. É organizado em grupos, por faixa etária, com o objetivo de garantir o desenvolvimento das atividades de acordo com as necessidades de cada fase de vida.
No âmbito do SCFV, o Governo do Distrito Federal (GDF) atende, hoje, cerca de 1.300 pessoas idosas.
“Atualmente, a Sedes oferta o serviço para 746 idosos nos 16 Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de execução direta; para 119 idosos nos dois Cras [Centro de Referência de Assistência Social] que executam o SCFV; e para 440 idosos por meio de quatro OSCs parceiras com termo de colaboração firmado com a secretaria”, explica o diretor de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Sedes, Clayton Andreoni Batista.
Duas OSCs foram habilitadas para executar atividades que contribuam para o envelhecimento saudável e prevenção de risco social.