Ações que impulsionam a geração de renda e a inclusão de pessoas beneficiárias do Bolsa Família e do CadÚnico no mercado de trabalho foram premiadas na tarde de hoje (15). O prêmio Progredir premiou cinco iniciativas, uma de cada estado, com troféus, placas, medalhas e certificados do Ministério do Desenvolvimento Social.
A Secretária do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh), Ilda Peliz, representou o governador Rodrigo Rollemberg na cerimônia de premiação, que ocorreu no Hotel Grand Bittar – SHS.
O prêmio destaca ações positivas e inovadoras que mudam a realidade econômica e social das pessoas de baixa renda, incluindo-as no mercado de trabalho ou ensinando-as a gerar renda e conquistar a autonomia financeira, para assim tirá-las da vulnerabilidade.
Ao todo, 384 projetos de todas as regiões do país foram inscritos e 10 foram selecionados para a final. Os vencedores terão seus projetos divulgados no portal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Há ainda a possibilidade de convênio com o órgão no valor de até 1 milhão de reais para ampliação ou implementação da ação.
Plano Progredir – O prêmio integra o Plano Progredir, que é coordenado pelo MDS. A iniciativa do governo federal reúne um conjunto de ações para auxiliar as famílias de baixa renda. A estratégia conta com assistência técnica para microempreendedores ou pessoas com potencial para empreender em todo o país, além de ações de inclusão digital, educação financeira e vagas em cursos profissionalizantes.
Por: Camila Piacesi com informações do MDS