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20/09/22 às 15h06 - Atualizado em 6/10/22 às 10h09

Ações socioassistenciais terão acompanhamento online

Parceria entre Sedes e MPDFT cria Mapa da Assistência Social, que vai fornecer ao cidadão um panorama da atuação da Secretaria de Desenvolvimento Social

 

A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, assinou nesta terça-feira (20) um termo de cooperação técnica com o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O acordo se baseia na troca de tecnologias para o cruzamento e a apresentação de dados estatísticos oficiais.

Esse compartilhamento de informações por meio de sistemas e soluções de Business Intelligence (BI) possibilita a criação de um Mapa da Assistência Social.

 

A expectativa é que o Mapa da Assistência Social fique disponível até o final deste ano nos sites do MPDFT e da Sedes | Foto: Renato Raphael/Sedes

Quando implantado, esse mapa vai fornecer ao cidadão um panorama das ações socioassistenciais do DF, no âmbito da secretaria. Dados oficiais descritos em gráficos vão facilitar a visualização e o entendimento dessas informações. O cidadão passa a ter acesso, por exemplo, à quantidade de refeições servidas nos 14 restaurantes comunitários, quantas e quais unidades são gerenciadas pela Sedes, os benefícios que foram concedidos, número de atendimentos e investimentos nessa política.

 

A ferramenta possibilita ao cidadão acompanhar de perto o trabalho da Sedes, aumentando e assegurando ainda mais a transparência na execução das ações e do investimento dos recursos públicos.

A expectativa é que o Mapa da Assistência Social fique disponível até o final deste ano nos sites do MPDFT e da Sedes. “É uma iniciativa de suma importância para viabilizar ainda mais o acesso do cidadão às informações oficiais de forma fácil e rápida”, destaca a secretária Ana Paula Marra. “Esse mapa é voltado para o cidadão.”

 

O MPDFT já fechou acordos semelhantes com as secretarias de Educação e de Saúde para a criação e implantação de ferramentas com funcionalidade similar. “A ideia é disponibilizar dados públicos de saúde, educação e assistência social. Um grupo de servidores da Sedes está em capacitação no Ministério Público para utilizar a ferramenta e construir o portal com os dados”, reforça a gestora.

 

Parcerias

 

Além do acordo de cooperação com o MPDFT para criar o Mapa da Assistência Social, a Sedes oficializou parceria com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) para compartilhamento de dados e informações. A iniciativa permite o cruzamento de dados fornecidos pela corporação e checar informações do cidadão, evitando recebimento indevido de benefícios.

 

“Hoje temos parceria com a Controladoria- Geral do DF (CGDF), Ministério Público, Polícia Civil e estamos em tratativas para viabilizar os acessos aos dados do Dataprev e da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), que também fornecem dados para o cruzamento dessas informações, evitando eventuais fraudes e desvios”, reitera Ana Marra.

 

Recentemente, a Sedes também adquiriu licenças para utilização do Power BI, ferramenta de tecnologia que viabiliza o cruzamento e compartilhamento de dados. O Power BI é um instrumento que facilita a visualização dos dados da secretaria para dar suporte aos gestores na tomada de decisões.

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