O sucesso da campanha Quem tem PÕE. Quem não tem PEGA inspirou grupos e cidadãos brasilienses, que mostraram interesse em montar cabides solidários em regiões administrativas. Na primeira semana da ação, a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) recebeu quatro pedidos de instruções para o lançamento de estruturas para compartilhamento de itens de uso pessoal.
Os órgãos públicos do Governo de Brasília multiplicaram a campanha por meio da divulgação e alimentação dos pontos de campanha. A Agência de Fiscalização (Agefis), parceira da iniciativa, doou mil peças, entre bolsas e roupas, que foram colocados em alguns dos 18 pontos de campanha espalhados pelo Distrito Federal.
Para incrementar a ação, a Sedestmidh disponibilizou 50 bolsas com kits higiênicos femininos. A Quem tem PÕE. Quem não tem PEGA também é sucesso entre os internautas. Quase 8 mil usuários de uma rede social visualizaram a divulgação as ações na rede.
Campanha
A campanha, lançada no dia 7 de julho, tem por objetivo mobilizar a comunidade para a doação de roupas e agasalhos de forma direta, sem intermediação de instituições ou grupos. A troca das peças é feita por meio de cabides solidários em locais públicos em que a população pode colocar e recolher as peças livremente.
A ação também quer estimular a participação cidadã na atenção de pessoas em situação de vulnerabilidade e promover o desapego a bens de consumo.
Pontos:
Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Centros de Referência de Assistência Social (Cras):
Centros de Convivência:
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam):
Restaurantes Comunitários: