Os educandos do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Taguatinga participaram de festa de carnaval na tarde desta quinta-feira (27). O evento, que teve como objetivo promover a integração entre os atendidos, contou com marchinhas tradicionais, palestras e orientações de saúde e cuidado pessoal. Os presentes ainda receberam lanches e kits para higiene bucal.
José Pereira, coordenador da unidade, explicou a ideia da realização da festa. “É uma parceria do Centro POP Taguatinga com o Projeto Cidade Acolhedora, o Consultório na Rua e o Programa de Redução de Danos – PRD, os dois últimos da Secretaria de Saúde. Trouxemos a Defensoria Pública para atendimento jurídico e entrega do protocolo, para retirada de outras vias do documento de identidade. A meta é atender, em média, 50 pessoas. Queremos estabelecer vínculos hoje, para que, posteriormente essas pessoas procurem a Unidade e, através disso, possamos despertar nessas pessoas o desejo de construção de novos projetos de vida.”
Maurício Alves dos Santos, 40 anos, frequenta o Centro POP há três meses e aprovou o atendimento recebido na unidade. “Antes de conhecer o Centro POP, não contávamos com locais para fazer higiene pessoal, para alimentação, então, ele veio na hora certa. Eu gosto também das aulas que faço: oficinas de violão, de graffiti e de bonecos. A festa de carnaval está bem educativa, tirei muitas dúvidas sobre minha saúde. Tomei as vacinas e vou tirar outra identidade com a declaração da Defensoria”, relatou.
Ao realizar a testagem de AIDS e sífilis, os participantes da atividade ainda contavam com atendimento individualizado, de um psicólogo ou assistente social, independente do resultado, para que recebessem informações e dicas para prevenir e combater as DST's. Vacinas de tétano, hepatites B e C também foram disponibilizadas.