A empresa Rhuama alegou problema de ordem financeira e comunicou o fechamento dos Restaurantes Comunitários de Brazlândia e Paranoá, às 18h de ontem. Por não apresentar certidões negativas, a empresa está impedida de receber os repasses da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh). Após acordo com o Ministério Público do Trabalho do DF, a Sedestmidh está pagando em juízo as verbas trabalhistas e salários dos funcionários das duas unidades. A meta da Sedestmidh é reabrir os dois restaurantes com urgência.
Em todo o Distrito Federal existem 14 Restaurantes Comunitários (Brazlândia, Ceilândia, Estrutural, Gama, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho II e Sol Nascente). Três estão fechados (Brazlândia, Paranoá e Itapoã).
O Restaurante Comunitário de Itapoã está fechado desde Abril de 2016, quando a empresa Kadu Alimentos desistiu de assinar o contrato. Após negociação com a Secretaria, a empresa assinou o contrato no dia 3 de outubro. A previsão é de reabertura do restaurante de Itapoã ainda na primeira quinzena de novembro.