Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira(04/04), a Ludoteca do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em Sobradinho. O projeto é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda e do Instituto Sabin, e tem como objetivo qualificar espaços de acolhimento para pessoas que tiveram seus direitos violados.
A Ludoteca é o local onde psicólogos e assistentes sociais realizam o trabalho de aproximação e interação com crianças vítimas de violência. Trata-se de um espaço de diversão e brincadeira, onde as crianças podem demonstrar seus medos e segredos.
Raquel Rosa, coordenadora do CREAS deSobradinho, conta que a Ludoteca é fundamental para a atuação dos profissionais que trabalham com crianças vítimas de violações de direitos. “Entendendo que a criança reproduz suas experiências na brincadeira, exercita sua imaginação, trabalha sua memória e suscita lembranças e desejos, o lúdico é, dessa forma, ferramenta eficaz para resolver situações que causam medo ou insegurança”, disse.
Para o Secretário de Estado, Daniel Seidel,é fundamental reconhecer a importância do lúdico na reconstrução de vidas. “O lúdico desenvolve a criatividade, facilita a interação. Por meio de jogos e brincadeiras, é possível conhecer a história de vida dessas crianças. Para nós é fundamental encontrar parceiros engajados em políticas que garantam direitos,em políticas de Estado, que beneficiem diretamente a sociedade”, completou.
Segundo Janete Vaz, embaixadora do Instituto Sabin, a ideia do projeto é contribuir com as comunidades. “O trabalho desenvolvido na Ludoteca tem inúmeros desdobramentos. Ele pode ser preventivo, mas pode também estimular as crianças a darem sinais sobre a violência. Nosso objetivo é somar com a política pública de enfrentamento de todos os tipos de abusos”,finalizou.