Evento no dia 29 próximo vai retomar discussões que envolvem as regiões central e centro-sul do DF
No próximo dia 29, uma quarta-feira, será retomada a primeira Conferência Regional de Assistência Social Região Central e Centro-Sul. A discussão foi interrompida no último dia 16, quando problemas técnicos afetaram a transmissão do evento. O encontro virtual ocorre a partir das 9h, e vai receber o link quem fez a inscrição pelo site www.sedes.df.gov.br.
O debate envolveu propostas de usuários e trabalhadores de entidades e unidades socioassistenciais das regiões administrativas do Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia.
Nesta terça-feira (21), ocorreu o encontro da Região Leste, composta por São Sebastião, Jardim Botânico, Itapoã e Paranoá. Cerca de 100 pessoas participaram. Na quinta-feira (23), os trabalhos seguem para a Região Norte, com cidadãos de Sobradinho II, Sobradinho, Fercal e Planaltina.
“As conferências regionais são o momento de cada cidade apresentar suas demandas, propostas e debater as possibilidades de melhorias para a política socioassistencial”, enfatizou o secretário executivo de Assistência Social, Thiago Pinheiro.
A cada conferência regional, serão eleitos 42 delegados titulares e suplentes para participar da XIV Conferência Distrital de Assistência Social. Serão eles os responsáveis por levar as propostas.
As conferências regionais de assistência social são realizadas a cada dois anos. Serão dois dias de encontros durante a semana, divididos em regiões, para avaliar a atual política e reunir propostas de usuários, entidades, servidores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
Temas
Para facilitar o debate e garantir que todos os temas pertinentes sejam discutidos de forma igualitária, as conferências, incluindo a distrital e nacional, foram divididas em cinco eixos temáticos:
1. Proteção social não contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;
2. Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para garantia dos direitos socioassistenciais;
3. Controle social: o lugar da sociedade civil no Suas e a importância da participação dos usuários;
4. Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;
5. Atuação do Suas em situações de calamidade e emergências.
Calendário
Confira as datas das próximas conferências regionais de assistência social do DF
23/9 – Conferência da Região Norte: Sobradinho II, Sobradinho, Fercal e Planaltina;
28/9 – Conferência da Região Sudoeste: Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Samambaia;
29/9 – Continuação da Conferência da Região Central e Centro-Sul: Plano Piloto, Cruzeiro, Sudoeste/Octogonal, Lago Sul, Lago Norte, Varjão, SIA, SCIA-Estrutural, Núcleo Bandeirante, Park Way, Guará e Candangolândia;
30/9 – Conferência da Região Centro-Oeste: Vicente Pires, Taguatinga, Águas Claras e Arniqueira;
5/10 – Conferência da Região Oeste: Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Brazlândia;
7/10 – Conferência da Região Sul: Gama e Santa Maria.
Ádamo Dan