Foram realizadas testagens rápidas para sorologias e palestra sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis
Brasília (23/9/2015) – Hoje foi dia de prevenção e atenção à saúde para os usuários da Unidade de Acolhimento para Adultos e Famílias (UNAF), no Areal. A equipe do Consultório na Rua de Taguatinga promoveu ação de saúde para os 150 acolhidos da unidade.
Edson Gês – Ascom/Sedhs
A ação é uma continuidade da assistência já prestada à população em situação de rua, em Taguatinga, e envolve a prevenção e o tratamento de doenças sexualmente transmissíveis (DST).
Edson Gês – Ascom/Sedhs
O trabalho da equipe foi dividido em etapas. No primeiro momento, foi realizada uma palestra sobre cuidados, prevenção e esclarecimentos dos sintomas e tratamentos das DSTs. A enfermeira apresentou imagens e respondeu a dúvidas dos presentes.
Edson Gês – Ascom/Sedhs
Depois, em sala mais reservada, foi realizada testagem rápida por pulsão digital para sorologias: sífilis, hepatite C e HIV. Terminada a coleta do sangue, o usuário era encaminhado para receber o resultado. Para aqueles que necessitaram de atendimento complementar, foram feitos encaminhamentos para unidades de saúde.
Edson Gês – Ascom/Sedhs
Ana Rosa, assistente social do Consultório na Rua, explicou que, depois da criação do projeto, as pessoas em situação de vulnerabilidade social passaram a acessar os serviços de saúde com mais frequência. “Eles procuram muito a gente, porque sabem que serão acolhidos, atendidos adequadamente, sem julgamentos morais. Mas, é bom esclarecer que esses pacientes não são do Consultório na Rua, eles são da rede, do SUS”, disse.
A Assistente Social ainda explicou que o trabalho da equipe é para aumentar a autoestima desse público, para que eles se enxerguem enquanto cidadãos de direitos. “O trabalho é muito nesse sentido, de fortalecer, empoderar esse cidadão”, concluiu.
Edson Gês – Ascom/Sedhs
A participação dos usuários foi significativa. Sérgio Brito, 42 anos, acolhido da UNAF, realizou os testes e afirmou que é um procedimento tranquilo e muito válido. “Vale a pena, com certeza, eu vejo pessoas comprometidas, que querem ajudar a gente. Recomendo a todos participarem”, destacou.
O Serviço
O Consultório na Rua foi instituído pela Política Nacional de Atenção Básica, do Ministério da Saúde, em 2011. O projeto tem o objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando, de maneira mais oportuna, atenção integral à saúde para o grupo que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.
A equipe – formada por médico, assistente social, enfermeira, técnico em enfermagem e motorista – fica instalada no Centro de Saúde nº 06 de Taguatinga. Entretanto, possui um planejamento de atividades externas, que permite a visita aos locais de maior concentração de pessoas em situação de rua (praças, centros das cidades, invasões) e, ainda, realizam ações pontuais em unidades que atendam a este público, como os Centros de Referência Especializados em População em Situação de Rua – Centros POP, e unidades de acolhimento institucional.