A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) reabriu na manhã de hoje (14), o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Arapoanga. O Cras atenderá a comunidade que tem cerca de 45 mil moradores, sendo grande parte inscrita no CadÚnico e beneficiários do Bolsa Família e DF Sem Miséria.
Cerca de 230 usuários foram prestigiar a solenidade de abertura, que contou com a presença do Secretário da Sedestmidh, Gutemberg Gomes, da secretária Adjunta do Desenvolvimento Social, Marlene Azevedo, da subsecretária em Assistência Social, Solange Martins, da gerente do Centro, Keila Patrícia Medina e equipe. Na ocasião, também foi servido um café da manhã e um grupo da terceira idade preparou uma apresentação em homenagem. Eles encenaram a dança da música “Se você é jovem ainda”, do seriado Chaves.
“A expectativa é que o número de atendidos aumente exponencialmente”, disse o secretário do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Gutemberg Gomes, na reabertura do Cras Araponga. Para ele, o local escolhido foi estratégico, pois a unidade ficou mais próxima dos beneficiários. O Centro funcionava desde o final de 2015 no Buritis IV.
Como o local é maior que o anterior, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) passará a ser realizado na unidade e não mais no Cras Central. “Então, o serviço será ampliado e, inicialmente, 56 pessoas a mais serão atendidas. Agora teremos dois coletivos de 15 a 17 anos e um de idosos”, disse Keila. A nova estrutura conta com treze salas, espaço de lazer para as crianças, copa e depósito. A unidade atendia em média 100 pessoas por dia, entre acolhida e Centro de Cadastramento e Transferência de Renda.
Por: Camila Piacesi