Na manhã desta sexta-feira (7), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), realizou, no CRAS do Gama, a última etapa regional da Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (COMIGRAR) do Distrito Federal.
As Conferências Regionais reúnem migrantes, refugiados, profissionais envolvidos com as temáticas, trabalhadores, estudiosos e sociedade civil que lidam com a realidade da migração para debater as demandas e formular alternativas a partir da vivência dos diferentes atores locais.
Durante a abertura da etapa regional, o secretário da Sedest, Daniel Seidel, ressaltou que o DF precisa dar exemplo para as demais unidades da Federação, pois se trata da capital do país e, portanto, precisa ser pioneiro na formulação de políticas públicas para migrantes e refugiados. “O debate e as propostas construirão políticas pautadas pelo respeito às diferenças. Nossa missão é desenvolver uma política migratória que sirva de inspiração para os demais estados, além disso, deverá repercutir e beneficiar não só as pessoas do DF, mas também da Região Metropolitana”, disse.
A mesa do evento contou com a presença do secretário da Sedest, Daniel Seidel, do subsecretário de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do DF, Mário Gil Guimarães, da assessora jurídica da Sedest, Marili Quadros, e do professor e palestrante Roberto Marinucci.