O CREAS Diversidade anuncia agenda com o Grupo de Terapia comunitária Integrativa – “TSURU LGBT”, nos dias 18 de outubro, 1º de novembro e 6 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 14h30 às 17h.
TERAPIA COMUNITARIA INTEGRATIVA
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) surgiu há aproximadamente 30 anos sendo criada pelo médico psiquiatra cearense, Adalberto Barreto, com intuito de acolher o sofrimento humano e promover o cuidado à saúde de um modo mais integral e horizontal. O cuidado integral na saúde se refere a um olhar voltado para o ser humano como um ser biopsicossocial onde se tem os recursos apresentados pelo grupo como papel central durante o processo da Terapia.
O acreditar nos recursos do outro, muda de modo radical o olhar do “cuidador” ou “terapeuta” como detentor do saber, enfatizando assim a competência das pessoas e dos grupos na busca de soluções para seus sofrimentos. Deste modo, a terapia comunitária vem se apresentando como um ótimo recurso de integração comunitária, promoção de saúde, superação de conflitos em políticas públicas diversas, entre elas a da Assistência Social sendo um espaço aberto a todo ser humano de diferentes faixas etárias (crianças, jovens, adultos e melhor idade), independente de raça, cor, credo, orientação sexual, identidade de gênero, condição financeira; basta ter o desejo de celebrar experiências significativas vivenciadas ao longo da vida, por meio da partilha de sofrimento e alegrias do cotidiano.
Assim, os participantes contam com o apoio, atenção e respeito da comunidade, com intuito de superar preconceitos, ressignificar o vivenciado, “desculpabilizar-se”, tomar consciência e se empoderar de seus direitos.