(17/08/2011 – 14:07)
Na tarde desta segunda-feira (15), a secretária Arlete Sampaio apresentou aos Administradores e Administradoras Regionais o Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria.
A secretária abordou estudo socioeconômico do DF embasado em três instrumentos: pesquisa realizada pelo DIEESE nas regiões de vulnerabilidade social do DF, Censo 2010 e PNAD 2009. Ressaltou que a extrema pobreza no DF tem gênero e idade. Uma em cada quatro famílias extremamente pobres tem a mulher, não alfabetizada, com filhos de até 15 anos como chefe de família e a cobertura previdenciária da população idosa (60 ou mais) no DF (65,9%) é menor do que no Brasil (77,3%). “O que caracteriza essa população é o histórico de exclusão social, a baixa escolaridade e o acesso precário aos serviços públicos”, disse a secretária. “A atuação integrada é uma das principais diretrizes do DF Sem Miséria, que é de todo GDF e não somente da SEDEST”, concluiu.
O evento aconteceu na Escola de Governo e estiveram presentes 42 pessoas (administradores, gerentes e diretores regionais, assessores, chefes de gabinete e diretores de serviço) das Regiões Administrativas do Recanto das Emas, Estrutural (SCIA), SIA, São Sebastião, Guará, Samambaia, Ceilândia, Varjão, Lago Norte, Gama, Paranoá, Sobradinho, Brazlândia, Brasília, Jardim Botânico, Riacho Fundo I e II, Park Way, Vicente Pires e Planaltina.