Primeiro Relatório Local Voluntário foi entregue nesta terça (24) e enumera políticas e ações do governo local para atingir metas das Nações Unidas
O compromisso do Distrito Federal com um futuro sustentável ganha ainda mais destaque, nesta terça-feira (24), com o lançamento do Relatório Local Voluntário (RLV) de Implementação da Agenda 2030. O documento foi apresentado durante o II Fórum de Sustentabilidade do DF, realizado no auditório da Escola de Governo.
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, expressa sua satisfação com os resultados apresentados no RLV. “Este documento servirá como testemunho dos esforços empreendidos até o momento, mas também vai inspirar ações renovadas e inovações para enfrentar os desafios complexos que se encontram à frente”, escreveu em carta de apresentação do relatório.
Os dados revelados no RLV destacam conquistas significativas da região. Segundo o documento, o DF alcançou níveis comparáveis aos de cidades europeias em diversas áreas, enquanto se destaca nacionalmente em saneamento, coleta e tratamento de esgoto.
Além disso, a capital ostenta o menor índice de analfabetismo do país (1,7%), contra uma média nacional de 5,6%, e é reconhecida formalmente como tendo a maior rede de proteção social do Brasil.
Coordenador do Comitê Distrital para os ODS, o secretário de Economia, Ney Ferraz, enfatiza a importância das políticas públicas alinhadas aos ODS. “O Relatório Local Voluntário do Distrito Federal não é uma mera prestação de contas. É o compromisso contínuo do Governo do Distrito Federal em promover um desenvolvimento sustentável, que beneficie a todos os cidadãos, sem deixar ninguém para trás.”
Conforme Ferraz, um exemplo concreto do compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável foi a criação da cidade do Sol Nascente. “Um investimento histórico que remodelou não apenas o tecido urbano da região, mas também redefiniu as perspectivas e oportunidades dos seus habitantes. O governador Ibaneis destinou mais de R$630 milhões em obras de infraestrutura, saneamento, educação e saúde, transformando uma antiga favela na maior cidade-satélite do DF”, exemplifica.
“Estamos falando de uma publicação que marca um passo significativo rumo à realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas”, explicou o secretário executivo de Planejamento da Secretaria de Economia, Otávio Veríssimo, responsável pela coordenação da equipe que consolidou o documento. De acordo com Verissimo, o VLR reflete o empenho do governo local em promover o bem-estar humano, proteger o meio ambiente e impulsionar um progresso econômico sustentável
Site – O Relatório Voluntário Local é uma ferramenta que permite aos governos estaduais e municipais avaliarem e apresentarem o progresso feito na implementação dos 17 ODS. Ele ajuda a identificar prioridades e definir melhor as possíveis áreas de atuação governamental para construir uma cidade mais sustentável economicamente, socialmente e ambientalmente.
A versão do Distrito Federal possui 62 páginas e tem íntegra disponível para acesso no site www.ods.df.gov.br. A publicação foi aprovada pelo Comitê Distrital para os ODS, que composto pelas secretarias de Economia; de Governo; de Relações Internacionais; de Meio Ambiente; de Desenvolvimento Social; de Saúde; de Educação; e Casa Civil.