Brasília, é a segunda unidade da Federação que apresentou mais crescimento nas ações de voluntariado. Está entre São Paulo e Recife.
O Portal do Voluntariado (www.portaldovoluntariado.df.gov.br) ligado ao Programa Brasília Cidadã é um canal para os interessados em algum trabalho voluntário, se credenciarem. E há dois anos, desde a criação, mais de 17 mil pessoas já se inscreveram no Portal e habilitaram-se à capacitação para atuar como voluntários.
Saúde, Educação e Cultura são as maiores áreas de interesse.
Nesta última segunda-feira, (17/09) 25 representantes de Associações dos Ex-bolsistas de Israel, da América Latina e Caribe, Mashav, foram recebidos no Palácio do Buriti pela Colaboradora do Governo, Márcia Rollemberg, a Secretária de Estado da Sedestmidh, Ilda Peliz e a Secretária Adjunta Joana Mello, responsável pela coordenação do Brasília Cidadâ. Os Ex-bolsistas de Israel, país líder no mundo em voluntariado, conheceram as principais ações culturais desenvolvidas em parcerias com Embaixadas e outros organismos internacionais, principalmente voltadas à crianças e jovens. E sensibilizaram-se com os trabalhos no campo da saúde pública.
A Secretária de Estado, Ilda Peliz, voluntária há mais de 22 anos, discorreu em um discurso informal a trajetória de Executiva Financeira à incentivadora de projetos na saúde, com Organizações Sociais não Governamentais, até a construção do Hospital do Câncer José Alencar, após a perda de uma filha.
Os 22 anos de voluntariado de Ilda Peliz foram reconhecidos e sensibilizaram os ex- bolsistas de Israel. E foi convidada para ir à Buenos Aires, onde será condecorada no Senado da Argentina, em outubro de 2019, com uma comenda de valorização pelos trabalhos voluntários.
É o segundo ano que os Ex-bolsistas da Mashal, condecoram ações de voluntariado no Brasil. A primeira voluntária a receber o título, foi a Assistente Social e madrinha do Brasília Cidadã, Márcia Rollemberg.