(10/07/2012 – 18:49)
Mais de 21 mil pessoas de 114 entidades socioassistenciais e pelo menos 146 famílias de produtores rurais serão beneficiadas com o primeiro contrato do Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura do Distrito Federal (Papa-DF). O documento foi assinado na última sexta-feira (6) pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e pelos secretários de Agricultura, Lúcio Valadão, e de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel.
Com o programa o governo incentiva a agricultura familiar fornecendo produtos agrícolas a instituições sociais. O Papa-DF permite que a compra direta desses produtos proporcione alimentação de qualidade a crianças, idosos e famílias atendidas por instituições sociais. Para o secretário Daniel Seidel, a iniciativa do governo garante a quem realmente necessita alimentação saudável e diversificada. “Teremos variedade e produtos de qualidade para nossas instituições.”
Selecionada em convocação pública, realizada em 22 de junho, a Cooperativa Agropecuária de São Sebastião (Copas) será responsável pelo fornecimento de leite e produtos derivados, como iogurte, bebida láctea e queijo, a entidades assistidas pela SEDEST. O contrato, avaliado em R$ 4,2 milhões, vale até dezembro deste ano, mas pode ser prorrogado.
Criado pelo Governo do Distrito Federal por meio da Lei nº 4.752/2012, o Programa de Aquisição de Produtos da Agricultura do Distrito Federal (Papa-DF) permite a aquisição direta de produtos agropecuários naturais ou processados, além de flores e artesanato produzidos por agricultores familiares e cooperativas de pequenos produtores. O objetivo é promover a geração de renda e emprego no campo.
Participaram da solenidade o coordenador administrativo do Lar da Criança Padre Cícero, Paulo Pereira; o presidente da Casa de Ismael Lar da Criança, Valdemar Martins; o presidente da Emater-DF, José Guilherme Leal; o presidente da Ceasa-DF, Wilder da Silva; além de técnicos dos dois órgãos e da Secretaria de Agricultura.
Foto: Roberto Barroso
Texto com informações da Agência Brasília