(25/04/2011 – 17:25)
O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou, nesta quarta-feira (20/04), o Restaurante Comunitário de Sobradinho II, no Setor Oeste. A unidade será destinada à população em situação de vulnerabilidade social da região. Após a inauguração, o restaurante servirá cerca de três mil refeições por dia.
O público que frequenta os restaurantes é constituído prioritariamente pela população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de insegurança alimentar e nutricional, como trabalhadores formais e informais de baixa renda, aposentados, pensionistas, estudantes, desempregados, população em situação de rua e famílias residentes em áreas de risco social.
Os restaurantes têm como objetivo oferecer alimentação nutricionalmente adequada a preços acessíveis. Cada refeição custa apenas R$ 1. No cardápio, elaborado por nutricionistas, o prato principal é composto por carne, peixe ou frango, além de arroz, feijão, salada e uma guarnição, como abóbora ou purê de batata, por exemplo. A refeição também é acompanhada de suco e sobremesa, uma fruta ou doce.
“A inauguração desse restaurante é mais um presente para a nossa comunidade. A população de Sobradinho II tem necessidade de aumentar a segurança alimentar e o governo está fazendo isso a um preço absolutamente acessível. Essa é mais uma ação do governo com foco na área social. Nós sempre estivemos preocupados, desde o início, com essa área, por isso o governo fez mudanças na saúde, educação e política habitacional”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.
O Restaurante Comunitário de Sobradinho II fará parte da rede de 12 restaurantes comunitários em funcionamento no DF. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) é a responsável por gerir as unidades. Em 2010, foram servidas cerca de sete milhões de refeições nos restaurantes.
Também participaram da inauguração a secretária da Sedest, Arlete Sampaio, o secretário de Governo, Paulo Tadeu, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e o administrador de Sobradinho II, Hamilton Alves de Cunha.
Inauguração de Cras de Sobradinho II e da Estrutural
Logo após abrir o Restaurante Comunitário, o governador atravessou a rua para inaugurar o Centro de Referência
“Hoje temos 26 Cras e logo chegaremos a cobrir todas as regiões administrativas. Aos poucos, vamos nos aproximando da nossa meta de colocar 60 unidades em funcionamento”, antecipou a secretária Arlete.
Fonte: Agência Brasília