Curta é fruto de oficina promovida na Estrutural, na qual eles tiveram noções de atuação, produção, roteiro e direção cinematográfica
Dentre os vários filmes da programação, o 52º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro exibe, nesta quinta-feira (28), uma produção particularmente importante para o público da assistência Social do Distrito Federal. A Terra Em Que Pisar, de Fáuston da Silva, conta com a participação de 25 jovens inscritos no Programa Caminhos da Cidadania e executado pelo Centro de Convivência da Estrutural.
Esses jovens participaram de oficina de cinema, fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). As atividades ocorreram entre o último trimestre de 2018 e o início deste ano.
Além da atuação nas cenas como atores ou figurantes, eles participaram dos processos de filmagem, pré-produção e apoio técnico, entre outros. Durante as oficinas, os jovens tiveram noções de produção, roteiro e direção de cinema.
Fáuston, o idealizador e diretor do curta, é policial militar. Além disso, ele é cineasta e usa o cinema nas atividades de prevenção à criminalidade e ao uso de drogas realizadas pelo Governo do Distrito Federal.
O cenário do filme é a região administrativa da Estrutural. A película conta a história de uma família que, mesmo diante de dificuldades econômicas, não desiste de lutar por um futuro melhor. A produção aborda ainda questões relativas à ocupação urbana desordenada.
A produção do curta teve apoio da Secretaria de Cultura, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Sobre o Diretor
Formado em Audiovisual pela Universidade de Brasília, Fáuston da Silva é diretor e roteirista de uma longa lista de filmes que foram premiados nos mais importantes festivais do mundo, tais como o de Clermont-Ferrand na França, além de comercializados para companhias aéreas internacionais e para TVs como o Canal Plus Espanha, Polônia e norte da África. É roteirista e diretor do longa-metragem O Manual do Herói.
Elenco Principal
Márcia Costa, Sarah Andrade, Genivaldo Sampaio e Andrade Júnior
Ficha Técnica
Empresa produtora: Hoje Filmes; Produção executiva: Tatianne da Silva; Direção de produção: Liana Farias; Roteiro: Fáuston da Silva; Direção de fotografia e operação de câmera: André Xará; Direção de arte: Nadine Diel; Assistente de Câmera: Daniel Souza; Operação de som: Hudson Vasconcelos; Assistente de som: Arthur Egydio; Trilha sonora: Juninho Nascimento; Mixagem: Maurício Fonteles; Montagem: Tiago Esmeraldo; Distribuição: Hoje Filmes
Exibição
Hoje, às 18h
Cine Brasília
Locais: Complexo Cultural de Planaltina, IFB Recanto das Emas e Complexo Cultural de Samambaia
Entrada gratuita
Com informações da SSP e da Agência Brasília