As 40 telas foram produzidas por frequentadores do Centro Pop
Quarenta telas retratando paisagens, personagens e, principalmente, o cotidiano de quem vive nas ruas serão expostas na manhã desta terça-feira (13), em frente à Administração Regional de Taguatinga. O trabalho é fruto de um projeto do Centro Pop, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal, com pessoas em situação de rua da região que frequentam o local.
Vinte e um usuários do Centro Pop participaram das oficinas. O oficineiro responsável também vive nas ruas. Porém, frequentando o Centro Pop e por meio de seu trabalho, conseguiu um emprego e apresenta grandes chances de superar essa situação.
A abertura do evento fica por conta da banda Vozes da Rua. O grupo, com influência do MPB e do rock, é formado também por moradores de rua. Eles integram as oficinas musicais do educador Luciano Nunes Paiva. O conjunto existe desde 2015 e, desde então, a música tem sido usada como uma ferramenta de socialização e reinserção dessas pessoas na sociedade.
“Nossas equipes usam todas as ferramentas possíveis para promover o protagonismo desse público”, destaca o secretário Eduardo Zaratz. “Temos diversos e impressionantes exemplos de pessoas que venceram a situação de rua e hoje voltaram para auxiliar quem busca outras possibilidades”, completa.
As obras ficarão expostas até por volta do meio dia e a visitação é gratuita.
O DF tem dois Centros Pops (Taguatinga e Plano Piloto), com cada um atendendo uma média de cerca de 220 pessoas diariamente. Nesses lugares, a população em situação de rua pode tomar café da manhã e almoçar, passar por oficinas de integração e capacitação, recebe acompanhamento psicossocial da equipe técnica, se inscreve no Cadastro Único, e conhece e acessa benefícios e auxílios da assistência social.
EXPOSIÇÃO ARTE DAS RUAS
Terça-feira (13)
De 9h às 12h
Em frente à Administração Regional de Taguatinga
Abertura: banda Vozes da Rua
Entrada: franca
Classificação indicativa livre
Ádamo Araujo