(16/08/2011 – 13:28)
Na manhã desta segunda-feira (15), vinte e três novos servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), nomeados em 13 de julho, tomaram posse no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC), localizado no Guará I. São todos técnicos em assistência social, 12 são cuidadores sociais e 11 são técnicos administrativos.
Estiveram presentes à cerimônia de posse o secretário adjunto Daniel Seidel, o chefe da Unidade de Administração e Gestão, Rossi Araújo, as subsecretárias de Transferência de Renda, Patrícia De Marco, de Segurança Alimentar e Nutricional, Fátima Carvalho, e de Planejamento e Gestão da Informação, Maria das Graças Carvalho, a assessora especial, Cláudia Saboia, dentre outros servidores.
Na ocasião, o secretário adjunto Daniel Seidel ressaltou a importância dos servidores na efetivação da missão de superação da extrema pobreza no Distrito Federal. “Essa missão pertence a cada um de nós”, disse o secretário. Também fez uma apresentação da história recente das Políticas Sociais, desde a estratégia Fome Zero de acesso à alimentação, fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda e mobilização e controle social, passando pela criação, em janeiro de 2004, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) até a estrutura de funcionamento da SEDEST. “Temos o dever de fortalecer as pessoas como sujeitos de direito, de mudar a cultura clientelista para a cultura de direitos”, concluiu.
Daniel Seidel deu posse à servidora Adma Domingues da Rosa, representando os cuidadores sociais e à Adriana Melo Antunes, representando os técnicos administrativos. Adma, socióloga de formação, agradeceu o encontro para dialogar antes de começar a trabalhar e ressaltou os Direitos Humanos como princípio básico das cuidadoras sociais. “Cuidar das pessoas é propiciar condições para alcançarem a autonomia. Temos a obrigação de estabelecermos laços de confiança”, disse a servidora.