Sedes inicia projeto de preparação para aposentadoria de servidores
Há 38 anos, Sônia Maria Monteiro dos Santos, de 56, entrou para o serviço público lotada no, então, Centro de Bem Estar do Menor (Ceben) Bernardo Sayão, que atualmente é um Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Ainda estagiária, a agente social não sabia, mas estava começando sua carreira na política socioassistencial do Distrito Federal. Nesta quinta-feira (2), ela e outros 43 colegas encerraram a trajetória na Secretaria de Desenvolvimento Social, em solenidade que integrou o projeto de preparação para a aposentadoria da pasta.
“Aqui eu me casei, construí família, trabalhei por quem mais precisava, ou seja, cumpri meu papel de cidadã”, destaca a servidora que trabalhou por último no Serviço de Acolhimento Institucional para Mulheres (Saim).
Já Francisco Ximenes, 65, passou praticamente toda a carreira no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Guará. “Passamos a fazer parte da comunidade. A gente cria um vínculo tão forte com as pessoas que acabamos totalmente integrados à região e às pessoas que vivem nela”, resume assim os mais de 30 anos de atuação.
Eles participaram do primeiro projeto da Sedes de preparação para a aposentadoria. Além desse desfecho com direito a homenagens, momento de fala, lanche especial e muita emoção, nos últimos meses todos foram convidados a participarem de lives com temas como gestão financeira e saúde física e mental.
“Queremos sedimentar e ampliar cada vez mais essa iniciativa. Temos várias ideias e o objetivo é começar essa preparação para a aposentadoria com um ano de antecedência”, destaca o secretário executivo de Desenvolvimento Social, Thiago Pinheiro. “Queremos incentivar o protagonismo deles durante essa fase e o cuidado com a saúde”, finaliza o gestor.