(12/07/2011 – 14:44)
Neste sábado (09), as cidades do Paranoá, Itapoã, Varjão, além do Lago Sul, discutiram com a sociedade civil local e o governo o direito humano à alimentação adequada na Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional realizada, pela manhã, no Centro de Ensino Fundamental nº 03 do Paranoá. Na tarde do mesmo dia, aconteceu a Pré-Conferência Regional de São Sebastião, Lago Sul e Condomínios no auditório da Sara Nossa Terra,
Na Pré-Conferência realizada no Paranoá estiveram presentes 276 pessoas. Dentre elas, coordenadores dos CRAS do Varjão, Paranoá e Itapoã, representante da Secretaria de Governo, conselheiros do Orçamento Participativo, do Conselho Regional de Saúde do Paranoá e Itapoã, do Conselho Tutelar, representante do Fórum da Economia Solidária do DF e Entorno, a presidente do Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá, lideranças comunitárias, presidentes de associações, representantes do Fórum Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/DF), além da subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Fátima Carvalho, da assessora especial da SEDEST, Cláudia Saboia, o administrador regional do Paranoá, Garibel, e o gerente de Assuntos Sociais da Administração Regional do Itapoã, José Oliveira Sobrinho.
A assessora especial, Cláudia Saboya, falou das características das Políticas Públicas garantidoras de direitos, como a Política de Assistência Social, de Transferência de Renda e de Segurança Alimentar e Nutricional, que se concretiza nos equipamentos públicos como os Restaurantes Comunitários e na compra de alimentos dos agricultores familiares pelo Governo por meio do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, por exemplo. Ressaltou a importância da participação da sociedade nos espaços de diálogo como as Pré-Conferências. “Sem controle social e sem participaçao, nós não temos de fato uma política garantidota de direitos”, ressaltou Cláudia Saboia. Destacou ainda o lançamento do DF Sem Miséria, em sintonia com o Governo Federal e o Plano pela Superação da Extrema Pobreza – Brasil Sem Miséria. “Um Distrito Federal forte é um DF que protege e garante direitos de quem precisa”, concluiu.
Já na Pré-Conferência de São Sebastião, estiveram presentes 42 pessoas. Dentre elas, a assessora especial da SEDEST, Marlene Azevedo, representantes do CONSEA/DF, da Diretoria Regional de Ensino, conselheiros da saúde, representantes de movimentos sociais e cooperativas de produtores rurais.
O objetivo das Pré-Conferências Regionais é a ampliação da capacidade de mobilização e proposição de temas que debatam o acesso de cada brasileiro e brasileira à alimentação adequada e saudável, como também à soberania e segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal. Além disso, a realização das Pré-Conferências garantem a participação de atores sociais do governo e da sociedade civil nas discussões em sua região, respeitando assim, a especificidade local.
As Pré-Conferências, juntamente com a III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de
As inscrições para as próximas Pré-Conferências podem ser realizadas pelo site www.3conferenciadfsan.com.br