(23/08/2011 – 15:38)
Durante todo o sábado (20/08) usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e representantes de entidades socioassistenciais do Paranoá, Varjão e Lago Norte participaram da Pré- Conferência de Assistência Social.
O evento que contou com a participação de cerca de 180 pessoas das Regiões Administrativas foi realizado no Centro de Ensino Fundamental 03 do Paranoá.
Na parte da manhã, a conferência contou com a presença da secretária Arlete Sampaio, que explanou o Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria e ressaltou a importância das Pré- Conferências. “Chamamos todas as partes interessadas para conversar para que a assistência social seja um direito do povo e dever do Estado”, afirmou a Secretária. Arlete também agradeceu o apoio das equipes dos CRAS das regiões administrativas nos nomes dos coordenadores.
Também fizeram parte da mesa de abertura a Conselheira do Conselho de Assistência Social, Deborah Igreja, o administrador do Paranoá, Professor Garibel, que afirmou que as pré-conferencias são importantes para “deixar evidente à população, maior interessada na assistência social, as ações do governo e esse diálogo ajuda a encontrar soluções para os desafios que o governo sozinho, não consegue resolver”, disse. Representando os usuários da assistência social, Jacilene Araújo, agradeceu a oportunidade de poder representar o Mulheres de Futuro, grupo de artesãs do CRAS Paranoá.
Logo após a mesa de abertura, os presentes participaram de duas mesas temáticas: A Assistência Social e o SUAS, liderada pela subsecretária de Transferência de Renda, Patrícia De Marco e as Ações Locais da Assistência Social e do SUAS, ministrada pela coordenadora do CRAS Paranoá, Sissi Mara.
Na parte da tarde, foram realizados grupos de trabalho para elaborar as propostas das Regiões Administrativas para o SUAS. Na plenária final, foram apreciadas e deliberadas as propostas e também foram eleitos os delegados para a IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal.
As Pré- Conferências são realizadas pelas Sedest junto com o Conselho de Assistência Social (CAS-DF) e têm como objetivo propor avanços no SUAS, avaliar o que foi feito pela Assistência Social em sua cidade e, o mais importante, propor melhorias nos serviços dos CRAS, CREAS, COSES, Cadastro Único e Transferência de Renda.
As 14 Pré-Conferências Regionais servirão para qualificar, fortalecer e aumentar a participação dos usuários, trabalhadores e entidades de Assistência Social, além de preparar para as discussões da IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal, que será realizada entre os dias 11 e 14 de outubro.