A secretária de Estado da SEDESTMIDH, Ilda Peliz reservou a agenda da manhã desta quinta-feira, (1/11) para visitar a Associação Pestalozzi , no Setor de Clubes Esportivo Sul. A Instituição é parceira, sobrevive do repasse mensal de R$ 112.000,00 e da doação espontânea de colaboradores. Mantém 135 alunos das 8h às 17h com aulas diárias e, no contra turno, participam de oficinas de tapeçaria, fabricação de bolsas, arranjos de garrafas pets e outros materiais recicláveis. Eles também aprendem o cultivo de plantas e verduras.
Ilda Peliz disse que estava gratificada por acompanhar o trabalho da instituição e chamou a atenção para a importância das parcerias com as OSCs. ” O governo não consegue realizar tudo sem o apoio da comunidade e dessas Ongs de referência”, disse a secretária, uma grande incentivadora dessas parcerias.
Os alunos de todas as idades, são acompanhados também em ambulatórios de odontologia, psicologia e praticam esportes em oficinas especiais, atividades que começam a ser implantadas em Brasília, como projeto piloto de esportes adaptados. Os alunos vão aprender a práticar Vela- adapatada, nas instalações do Clube da Marinha, orientados por instrutores profissionais.
O Tenis de Campo e o Basquetebol, já são ministrados por atletas de destaque em Brasília, grandes incentivdores, como a tenista Claudia Chabalgoity
A Coordenadora de Projetos da Pestalozzi, Ana Beatriz Goldstein, adiantou que nesta próxima próxima quarta-feira,(7/11) será inaugurado o Núcleo de Práticas Terapêuticas e assinado um Termo de Cooperação Técnica com o Instituto de Pesquisas e Inovação , do Ministério da Ciência e Tecnologia.
A Pestalozzi será um polo de pesquisa, poderá atender às demais Associações e, em parceria, desenvolver pesquisas sobre os tratamentos desenvolvidos junto aos pacientes de Ensino Especial.
A Pestalozzi de Brasília, já desponta no cenário da Educação Especial, pelas ações inovadoras, e agora, com essa cooperação há uma grande expectativa, de se tornar uma referência nacional dentro das políticas públicas de Assistência ao Aluno Especial.
Por, Claudia Miani.