Na manhã desta segunda-feira (31), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) realizou solenidade em comemoração de 2 anos do Plano DF Sem Miséria. O evento aconteceu no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e, como parte das comemorações, foram lançados selo e carimbo comemorativos do Plano DF Sem Miséria.
“Esse encontro é para que vocês possam conhecer os resultados e entender como conseguimos superar a pobreza pelo critério de renda no Distrito Federal. Tais esforços proporcionaram o aumento dos recursos e também do número de beneficiados, reduzindo a desigualdade social no DF. O nosso próximo desafio é garantir essa continuidade, atualizando o Cadastro Único e possibilitando o ingresso dessas famílias em outras políticas públicas”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do DF, Daniel Seidel.
A solenidade contou com a presença de Tiago Falcão, secretário Extraordinário para Superação da Extrema Pobreza do Plano Brasil Sem Miséria, do Ministério do Desenvolvimento Social, representando a ministra Tereza Campello. “O DF correu atrás do tempo perdido e conseguiu ser referência para os outros estados no enfrentamento da extrema pobreza. O GDF foi corajoso ao ampliar a proteção do Bolsa Família, garantindo renda de R$140,00 per capita”, elogiou.
Na oportunidade, o secretário Daniel Seidel agradeceu aos subsecretários: Ana Lígia Gomes, Marlene Azevedo, Magdalena Queiroz, Patrícia De Marco, Vicente Sérgio, Jaira Puppim e Zorilda Gomes, pelo empenho e parceria no trabalho exemplarmente desempenhado e pelos resultados obtidos na Sedest.
Estiveram presentes na solenidade o secretário de Governo, Gustavo Ponce de Leon, que representou o governador em exercício Tadeu Filippelli; o diretor dos Correios, Antônio Thomaz; o diretor da Codeplan, Osvaldo Russo; a presidente do Consea – DF, Abiail Ferreira; e representantes das entidades conveniadas com a Sedest.
RESULTADOS – o número de famílias pobres e extremamente pobres incluídas no Cadastro Único do Distrito Federal aumentou em 28,5%, de 188.065 para 241.651, entre 2011 e 2013. O aumento foi resultado da Busca Ativa, que identificou nos 33 territórios de maior vulnerabilidade social no DF famílias que precisavam ser incluídas nos programas sociais. Em 2014, aproximadamente 64 mil famílias receberam a complementação de renda pelo Plano DF Sem Miséria.