A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Sedestmidh) realizará entre os dias 15 e 27 de maio a capacitação das pessoas que atuarão na execução do Projeto Cuidando da Vida. A primeira fase será introdutória e intitulada “Vulnerabilidades Sociais e Redes de Proteção Comunitária”, com cerca de 40 pessoas e carga horária de 80 horas.
A ação é voltada para inserção social de pessoas em situação de rua com foco na redução do impacto social decorrente do uso de álcool e outras drogas.
O projeto tem a finalidade de eliminar barreiras de acesso aos serviços públicos, ofertar uma diversidade de estratégias de cuidado continuado de assistência social e saúde adaptadas às necessidades individuais de cada um, além de articular ações como moradia, geração de trabalho, renda e cultura.
Cuidando da Vida busca também desenvolver um novo modelo e estratégias de inserção social para esse público a partir do desenvolvimento e do acompanhamento de ações intersetoriais ofertados por unidades públicas em parceria com a comunidade.
O projeto da pasta está previsto para começar em junho, será executado pela organização da sociedade civil NAMASTÊ em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) e Universidade de Brasília (UnB).
Serviço:
Etapa de Formação Introdutória: Vulnerabilidades Sociais e Redes de Proteção Comunitária
Período: De 15 a 27 de maio de 2017
Locais: Auditório da Secretaria Adjunta do Trabalho (Seatrab/Agência do Trabalhador SCS), CTC, Auditório Superintendência Regional do Trabalho (SRTE – Venâncio 2000, Bl B 1° andar), Cineclube da CAL/UnB (a confirmar)
Carga Horária: 80 horas
Público referenciado: Equipe do Projeto Cuidando da Vida, Equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adultos, Colaboradores da Revista Traços, Atores da Rede de Tratamento Comunitário (40 pessoas)
Realização: SEADS/Sedestmidh, Decanato de Extensão UnB, CRRAD/ESCS, Associação Cultural Namastê