Na última quarta-feira (19), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda realizou, no Museu Nacional da República, o evento “Novos Caminhos – Perspectivas Vocacionais”, de conclusão dos coletivos 2011/2012 do Programa Projovem. O objetivo foi comemorar o trabalho desenvolvido, as vivências e aprendizagens conquistadas durante o programa e apresentar possibilidades de formação e acesso ao mundo do trabalho.
A mesa do evento contou com a participação de Alberto dos Santos, Coordenador-Geral do Projovem Adolescente do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, de Daniel Seidel, Secretário de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, de Ilza Queiroz, Primeira Dama do Distrito Federal, de Márcio Rebouças, Coordenador do Instituto Rio Branco, de Paulo Henrique Portela, professor da universidade de Brasília (UnB), e de Carlos Odas Coordenador da Coordenadoria de Juventude do GDF.
O Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, ressaltou o simbolismo da cerimônia e os frutos que os jovens colherão futuramente pela participação no programa. “Hoje estamos celebrando a finalização de uma etapa na vida de cada um e cada uma de vocês, mais do que isso; comemoramos o resultado de um projeto que buscou torná-los sujeitos conscientes e atuantes na busca por seus direitos. Desejo que o Projovem tenha sido um diferencial na vida de todos”, disse.
De acordo com o Coordenador Geral do Projovem Adolescente, Alberto dos Santos, o programa é um resultado positivo da parceria entre os governos local e federal. “Os anos que nos dedicamos a esse trabalho renderam frutos de sucesso, um deles é este evento. Sabemos que não é fácil dividir o tempo e conseguir dar conta de todas as atividades, mas o esforço para participar e concluir o período valeu a pena, estou certo disso”, elogiou.
A mesa seguinte contou com a participação de Rener Lopes da Silva, participante do Projovem do Centro de Convivência de Sobradinho, medalhista de ouro e prata nos jogos escolares do DF e selecionado para competir em Maringá (SP), no 37ºCampeonato Brasileiro de Atletismo de Menores; de Linidelly Rocha Mendes, participante do programa pelo CRAS da Candangolândia, aprovada no curso de Serviço Social no Vestibular da Universidade de Brasília (UnB), e da Educadora Social Daniele Nunes, do Cose Brazlândia Central.
A fala da educadora emocionou os presentes. Ao contar sua história de vida, Daniele contou das dificuldade que superou, e de como a conquista de uma vaga na universidade mudou sua vida. “O que deixo para vocês é o recado que com esforço a gente alcança tudo. O “não” nós já temos, nosso objetivo é correr atrás dos “sins” que mudarão nossa vida”, aconselhou.
O evento “Novos Caminhos – Perspectivas Vocacionais” reuniu aproximadamente 500 pessoas, entre jovens participantes do Programa e educadores sociais. A programação incluiu palestras sobre o Prouni, Enem, ações afirmativas e acesso ao mercado de trabalho, além da entrega de carta de agradecimento a dois educadores e dos Certificados de Conclusão do Programa aos jovens.
Para encerrar o evento, uma atração musical com a banda dos “Jovens do COSE Granja das Oliveiras” apresentou repertório cover do grupo Green Day.
Projovem Adolescente – atende jovens de 15 a 17 anos de famílias em condições de extrema pobreza e em situações de vulnerabilidade social. O programa busca fortalecer vínculos familiares e comunitários, possibilitando a redução de situações de risco social ao estimular o protagonismo de modo a mobilizar o jovem para atuar como agente de transformação de sua história.