Em comemoração ao Dia Mundial do Idoso, o Restaurante Comunitário do Recanto das Emas realizou hoje evento direcionado aos idosos que frequentam o espaço.
“A parceria entre a Sedest e a Saúde possibilita diversos serviços, entre eles o de medir pressão, oferecer dicas de saúde e atividades para os idosos. Além disso, idosas que participam de atividades de fortalecimento de vínculos, expuseram peças de artesanato produzidas por elas: cachecóis, toalhas, almofadas e cestos”, relatou Mário Sérgio, gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da cidade.
Dicas nutricionais para idosos, informações sobre endereços de postos de saúde, especialidades médicas e Centros de Medicina Alternativa foram algumas das informações que profissionais da Regional de Saúde do Recanto das Emas disponibilizaram aos idosos.
“Alguns dos assuntos que abordamos são bastante importantes para o dia a dia dos idosos. A sexualidade, por exemplo, é um assunto dificilmente abordado, mas tão necessário. Por isso, trouxemos cartilhas com dicas, tiramos dúvidas e entregamos preservativos. Idosos também amam e tem vida sexual ativa. É preciso estimular a prevenção”, explicou Rosana Sousa, Coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Regional de Saúde do Recanto.
A aposentada Maria Antônia, 82 anos, elogiou a iniciativa. “Gosto de comprar a comida da minha família aqui porque é bem barata e saborosa, e me sobra mais tempo para fazer outras coisas. Gostei de ver o pessoal do posto atendendo aqui, pois posso medir minha pressão quando vier almoçar”, disse.
Restaurantes Comunitários – São Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional responsáveis pelo preparo e venda a preços acessíveis de refeições saudáveis, variadas e saborosas. No DF funcionam atualmente 13 Restaurantes Comunitários (RCs) que oferecem a refeições ao custo de R$ 1,00 (um Real) para o usuário. O Governo do Distrito Federal complementa esse valor. Essa complementação é de, em média, R$ 2,90 para cada refeição vendida.