(18/08/2011 – 16:09)
Na tarde desta terça-feira, (16), a secretária Arlete Sampaio participou da abertura oficial da Marcha das Margaridas no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade.
Com o lema “2011 Razões para Marchar por Desenvolvimento Sustentável com Justiça, Autonomia, Igualdade e Liberdade”, a 4ª Marcha das Margaridas, maior mobilização de trabalhadoras rurais do Brasil, pretende reunir cerca de 100 mil pessoas vindas de todos os Estados e do DF.
O Governador Agnelo Queiroz deu boas vindas às Margaridas na capital de todos os brasileiros e brasileiras. “Nós recebemos a Marcha com muito carinho porque o GDF apóia integralmente as reivindicações das trabalhadoras rurais”, afirmou o governador.
A coordenadora da Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais, Carmen Helena Foro, ressaltou, em sua fala, a importância da Marcha em trazer uma plataforma política de desenvolvimento sustentável para a realidade agrária brasileira e lembrou de Margarida Maria Alves, que deu nome à Marcha. “Margarida vive e está entre nós. Na nossa luta diária e coletiva”, enfatizou a coordenadora.
Na manhã do dia 17 houve uma caminhada de cerca de 50 mil trabalhadoras rurais da Cidade das Margaridas, instalada no Parque da Cidade, até a Esplanada dos Ministérios e, na parte da tarde, o ato de encerramento com a presença da Presidenta Dilma Rousseff.
A mulher que deu nome à Marcha – Margarida Maria Alves