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2/04/15 às 22h54 - Atualizado em 29/10/18 às 11h44

Secretarias organizam ações de melhoria das condições de trabalho

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BRASÍLIA (02/04/15) – Aconteceu, hoje, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social – SEDHS reunião para tratar ações de melhoramento das condições de trabalho dos servidores. O encontro foi, também, um momento de trazer a devolutiva de uma pesquisa que a Clínica do Trabalho realizou com os cuidadores sociais da SEDHS, sobre tratamento do adoecimento e sofrimento mental.

 

Atualmente, as situações de adoecimento que envolvem transtornos mentais e comportamentais são as que mais afastam os trabalhadores de suas funções. A SEDHS se encontra na 3ª posição, entre as Secretarias de Estado, com maior número de servidores afastados do trabalho, resultado da atividade exercida: lidar diretamente com a situação de vulnerabilidade social. Por isso, a necessidade de uma medida eficaz, que trate a temática de forma especifica e pontual.

 

Diante do fato, em 2013, foi realizada a pesquisa de abordagem direta com os cuidadores sociais. A ideia era saber o que o coletivo tinha como sugestão para melhorar a sua condição de trabalho. Foi uma tarefa de ouvir os servidores e acolher as sugestões que poderiam ser tomadas pela gestão e, a partir dos resultados da pesquisa de abordagem, traçar metas e ações para melhorar as condições de trabalho.

 

Muitas ações a SEDHS já vem adotando, como a capacitação dos servidores, análise de perfil para cargos assumidos, uma comunicação mais horizontal e a participação dos servidores no planejamento da pasta. E, na sequência, haverá outra reunião, agora com os cuidadores sociais, para a devolutiva do resultado final da pesquisa.

 

A Subsecretária de Saúde e Segurança no Trabalho da Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização – SEGAD, Luciane Kozicz, parabenizou a gestão da SEDHS por investir e acolher o clamor nos ambientes de trabalho, criando estratégias para diminuir as interrupções nas atividades do serviço público, essenciais para a sociedade.

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