Instrumento sistematiza e planeja ações de educação que possam, de algum modo, contribuir para intervenção dentro do cotidiano da Secretaria
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF) publicou seu Plano de Formação e Educação Permanente 2019/2020. O documento segue o determinado pelo Decreto Nº 39.468, de 21 de novembro de 2018, que regulamenta a Política de Capacitação e de Desenvolvimento para os servidores da administração direta, autárquica e fundacional do DF.
De acordo com o artigo 3º do plano, entre os objetivos estão: contribuir para o aprimoramento dos serviços, programas, projetos e benefícios da Sedes; desenvolver programas e projetos de formação e educação permanente com base nas demandas do trabalho, na valorização profissional e envolvendo gestores, trabalhadores, entidades e usuários; e fomentar troca de conhecimento e práticas entre os atores envolvidos com as ações de formação e educação permanente da Secretaria, entre outros.
O Plano de Formação e Educação Permanente da Sedes é um instrumento que sistematiza e planeja ações de educação. Trata-se de ações como palestras, cursos e seminários, entre outros, que possam, de algum modo, contribuir para intervenção dentro do cotidiano da pasta, bem como produzir elementos para transformações no ambiente de trabalho.
Todo o material foi construindo a partir de demandas no levantamento de necessidades realizado no ano passado. O Plano de Formação e Educação Permanente será desenvolvido ao longo deste e do próximo ano.
Ádamo Araujo