Índice de Transparência Ativa da Secretaria de Desenvolvimento Social dobrou em seis meses
A secretária-adjunta de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, recebeu nesta segunda-feira (07) o troféu da 5º edição do prêmio Índice de Transparência Ativa (ITA) da Controladoria-Geral do Distrito Federal. A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) foi premiada por atingir 100% da transparência na divulgação das informações de interesse público no site oficial da pasta, como determina a Lei Distrital de Acesso à Informação (nº 4.990/2012).
“É uma alegria reconhecer o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Ana Paula, da nossa secretária Mayara Rocha, e também de todo o time da Sedes que conseguiu obter os 100% de transparência, o que é muito importante para nós, é importante para a sociedade. Fica o nosso troféu e o nosso agradecimento”, destaca a controlador-geral do Distrito Federal, Paulo Martins.
Esta é a primeira vez que a Sedes consegue atingir índice máximo de transparência nas informações. Em seis meses, o ITA dobrou, passando de 49% no começo do ano, na análise preliminar da Subcontroladoria de Transparência e Controle Social da CGDF, para 100% em outubro.
“Eu agradeço em nome de toda a nossa equipe da Sedes que, em seis meses, ganhou dois prêmios na Controladoria, o de transparência e o de melhores práticas de ouvidoria, que aumentou a resolução das demandas da população que é atendida pela Sedes. E vamos continuar trabalhando para manter os 100% e melhorar o atendimento à população em risco social do Distrito Federal”, ressalta secretária adjunta Ana Paula Marra, se referindo também ao prêmio que a Sedes recebeu no começo de novembro por reduzir o tempo de resposta das demandas da ouvidoria, no 5º Concurso “Melhores Práticas em Ouvidoria Pública”, da Ouvidoria-Geral do Distrito Federal.
O projeto “Diminuição interna dos prazos para resolução das demandas do sistema OUV-DF”, implementado pela Ouvidoria da Sedes, reduziu de 20 para 10 dias o prazo interno de resposta dos setores técnicos, aumentando resolutividade das demandas de 27% para 40%.
Índice de Transparência Ativa
Há seis meses, a Sedes fez levantamento interno, junto com a Ouvidoria, para avaliar como estava o site da Secretaria e solicitar dados atualizados das áreas técnicas. Com base nesse estudo, foi realizada uma reformulação das informações disponibilizadas na página oficial da Sedes para uma linguagem mais simples e clara, e a criação de rotina mensal de atualização dos dados em parceria com as áreas técnicas.
Segundo a ouvidora da Sedes, Ana Maria Moreira, a Carta de Serviços que fica no site, por exemplo, e detalha as atividades e serviços da Sedes, foi reescrita. “Nós olhamos e percebemos que faltava muita coisa em relação ao que a Controladoria-Geral do DF pedia. Depois desse levantamento, foi uma construção conjunta. O site ficou mais organizado, colocamos informações sobre licitações, reformulamos a própria parte da Ouvidoria, como a Carta de Serviços, ‘Perguntas mais Frequentes’. Cada setor foi atualizando a sua parte. Fomos acrescentando tudo o que é necessário para ter essa transparência ativa, além de ser uma informação melhor e mais clara para o nosso usuário. Foi um ganho para a Secretaria”, reiterou.
5º edição do prêmio ITA
O Prêmio ITA da Controladoria-Geral do DF é um reconhecimento pela adoção das medidas de transparência determinadas pela Lei Distrital de Acesso à Informação e a publicação ativa de informações de interesse público no site oficial dos órgãos e entidades do GDF. Também é uma forma de promover uma concorrência saudável entre os órgãos e tornar mais acessíveis as informações que são prestadas à população do Distrito Federal.
Para a premiação, são realizadas avaliações das informações divulgadas nos sites oficiais, seguindo as normas da legislação. São analisados desde dados mais simples, como endereço e formas de contatos telefônico ou eletrônico, até informações de caráter institucional ou relacionadas a despesas, contratos, convênios, licitações e servidores.
Cynthia Ribeiro