(30/08/2011 – 14:28)
Na tarde desta sexta-feira (26), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) homenageou os 129 psicólogas e psicólogos em atuação na Secretaria pelo seu dia – 27 de agosto. O evento ocorreu no Centro de Treinamento e Capacitação (CTC), localizado no Guará I.
A secretária Arlete Sampaio relembrou as conquistas da assistência social, desde a incorporação da seguridade social na Constituição de 1988 até a instituição do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), por meio da Lei nº 12.345, de 14 de julho de 2011. “A Lei assegura a contratação de trabalhadores do SUAS com recurso da União”, disse. E concluiu: “A integração das profissões que atuam no SUAS, com o respeito às especificidades, faz-se necessária para que consigamos atender os indivíduos e famílias como seres integrais”.
A subsecretária Ana Lígia parabenizou os psicólogos neste dia de confraternização e ressaltou a interdisciplinaridade da assistência social. “É a riqueza da multidisciplinaridade na assistência social que vai consolidar o SUAS”, disse. Ana Lígia também lembrou a importância da participação na IX Conferência de Assistência Social no Distrito Federal, cuja finalidade é avaliar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva de valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. “É preciso que cheguem à Conferência Nacional as demandas legítimas dos trabalhadores que fazem parte do SUAS, incluindo os psicólogos”, enfatizou a subsecretária.
O presidente da Comissão Permanente sobre a Atuação dos Psicólogos da SEDEST, Cássio Setúbal, apresentou uma pesquisa realizada pela Comissão com o objetivo de delinear o modo de fazer do psicólogo na Política de Assistência Social do DF. Alguns dos resultados apontados foram a indefinição de papéis, dualidade de posturas dos psicólogos e a necessidade de capacitação, supervisão e intervisão. Cássio anunciou que a SEDEST vem trabalhando para instituir a Comissão e passou o email de contato: psicologia.suasdf@gmail.com“>psicologia.suasdf@gmail.com
Júlia Mandarino, psicóloga na SEDEST desde 1981, homenageada especial, relembrou sua “trajetória gloriosa”, deu boas vindas aos novatos e disse que o usuário merece um bom serviço. “A cada dia que passa, essa Secretaria está cada vez melhor e vai melhorar cada vez mais”, declarou.
A diretora de Proteção Especial, Adriana Carvalho, falou de seu orgulho em ser psicóloga na SEDEST. “Aqui na SEDEST temos condições para construir nosso espaço de atuação. E eu tenho certeza que o que aprendemos faz toda a diferença na hora em que atendemos às famílias em situação de vulnerabilidade social”, disse a diretora.