(28/09/2011 – 14:39)
Na manhã desta terça-feira (27/09), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) e o Instituto Sabin inauguraram Ludoteca no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Ceilândia.
Na ocasião, a secretária Arlete Sampaio e a embaixadora do Instituto Sabin, Janete Vaz, assinaram Termo de Compromisso que estabelece a instalação de uma ludoteca em cada um dos oito CREAS existentes. É de responsabilidade da SEDEST disponibilizar o espaço físico e a equipe técnica, e do Instituto Sabin, os brinquedos, jogos e pequenas reformas que se fizerem necessárias.
A secretária Arlete Sampaio elogiou a parceria em qualificar espaços de acolhimento de pessoas que tiveram seus direitos violados. “A noção de responsabilidade do Instituto Sabin é louvável. Beneficia pessoas e contribui para a construção de um mundo melhor que respeita a diversidade”, destacou a secretária.
A embaixadora do Instituto Sabin, Janete Vaz, falou do trabalho de responsabilidade social que o Sabin abraça. “É muito recompensador ouvir dos psicólogos que as nossas ludotecas são um espaço de respeito e acolhida, onde crianças e adolescentes são tratados com a dignidade que merecem”, relatou Janete Vaz.
A subsecretária de Assistência Social, Ana Lígia Gomes, destacou o serviço de fortalecimento de vínculos oferecidos pela SEDEST. “Assistência Social é uma política que promove os vínculos familiares e comunitários e nossos trabalhadores, com essa ludoteca, vão poder oferecer esse serviço em um espaço adequado. Ceilândia merece ter inaugurado essa iniciativa da ludoteca”, comentou a subsecretária.
A coordenadora do CREAS Ceilândia, Graciele Reis, ressaltou a importância do novo espaço. “Ter um ambiente acolhedor é muito importante para a resignificação da violência sexual contra crianças e adolescentes”, disse a coordenadora.
Também estiveram presentes à cerimônia de inauguração, o Conselho Tutelar, o CRAS Ceilândia e Ceilândia Sul e servidores da SEDEST.