As Unidades da Sedest em Samambaia realizaram, na última sexta-feira (6), o “Dia D: As Famílias Prontas para a Copa”, ação para fortalecer o papel protetivo das famílias em mega eventos como a Copa do Mundo, no intuito de prevenir a ocorrência de situações de violação de direitos, como desaparecimento, exploração sexual, trabalho infantil, violência doméstica, entre outras.
Na oportunidade, as famílias receberam dicas de como proteger crianças e adolescentes em grandes eventos e participaram de diversas atividades, como apresentação cultural, exibição de vídeos, jogo de futebol e apresentação do grupo ASCABUM.
A ação contou com a presença de aproximadamente 75 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, totalizando 31 famílias acompanhadas.
A Sedest integra o Comitê de Proteção da Criança e do Adolescente para Grandes Eventos no Distrito Federal, coordenado pela Secretaria da Criança e pela Casa Civil. O Comitê escolheu o dia 6 de junho como o “Dia D” e decidiu realizar ações preventivas, pois Brasília será sede de sete jogos da Copa do Mundo e da Fan Fest, em Taguatinga.
Denúncias
As denúncias de violações de direitos contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo “Disque 100”.