A Sedest, por meio da Subsecretaria de Assistência Social, irá adquirir 40 videogames para 17 Centros de Convivência (Cose) e 6 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
No entanto, a marca da fabricante foi citada na licitação, caracterizando falha técnica e suspendendo a ordem. Assim que corrigido o erro, o pedido será retomado.
Por meio desse Serviço, a Sedest atende diretamente, aproximadamente 2.500 crianças e adolescentes de 6 a 17 anos de famílias em situação de vulnerabilidade e risco social das diversas regiões administrativas. O SCFV atende crianças, adolescentes e idosos que interromperam ou perderam suas vinculações familiares ou comunitárias.
Em coletiva de imprensa realizada hoje, Daniel Seidel, Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, reforçou o quanto é importante que as crianças atendidas pela assistência social também tenham acesso a ferramentas tecnológicas, como videogames. “A Sedest já procura proporcionar também o acesso a recursos de inclusão digital às crianças e aos adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por meio de oficinas de informática. Promover o acesso de crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social aos videogames é, portanto, mais uma forma de inclusão social”, disse.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvido nos COSES é um serviço da Politica Nacional de Assistência Social e visa complementar o trabalho social com as famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social, tendo como objetivos assegurar espaços de convívio familiar e comunitário; valorizar a cultura de famílias e comunidades locais; desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, dentre outros.
A aquisição de jogos digitais para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos executado pela Sedest justifica-se como uma das ferramentas de apoio para as atividades ofertadas, uma vez que integrados a uma rotina composta por outras atividades, este tipo de jogo traz benefícios para o desenvolvimento físico e psíquico das crianças e adolescentes.
Estudos comprovam que a interação de crianças e adolescente com jogos ajuda a desenvolver e aprimorar o raciocínio lógico, a coordenação motora, o pensamento ágil, além do estímulo à memória.
Ao jogar videogame, as crianças e adolescentes compreendem melhor as imagens, os símbolos, e isso estimula a sua criatividade. (Como exemplo, podemos citar simuladores, como The Sims, Sim City Little Big Planet, uDraw Studio e Smarty Pants que fazem aumentar o interesse pela ciência).
Algumas unidades já possuíam esses equipamentos, mas devido ao tempo de uso e o grande volume de atendimento de crianças e adolescentes que utilizam esses equipamentos, foram danificados e precisam ser substituídos. Outras unidades nunca tiveram e constantemente manifestam o interesse pela aquisição desse recurso pedagógico.
Unidades que serão beneficiadas pela aquisição de videogames
UNIDADE |
QUANTIDADE |
COSE Brazlândia Central |
2 |
COSE BrazLândia Vila São José |
1 |
COSE Ceilândia Norte |
2 |
COSE Ceilândia Sul |
2 |
COSE Ceilândia Guariroba |
2 |
COSE Estrutural |
2 |
COSE Gama Oeste |
2 |
COSE Gama Leste |
2 |
COSE Granja das Oliveiras |
3 |
COSE Divinéia – Núcleo Bandeirante |
2 |
COSE Planaltina |
2 |
COSE Paranoá |
2 |
COSE Riacho Fundo I |
2 |
COSE Santa Maria |
2 |
COSE Sobradinho |
2 |
COSE Taguatinga Mozart Parada |
2 |
COSE Taguatinga Bernardo Sayão |
2 |
CRAS Arapoanga |
1 |
CRAS Candangolândia |
1 |
CRAS Guará |
1 |
CRAS Itapoã |
1 |
CRAS São Sebastião |
1 |
CRAS Varjão |
1 |