A Caravana Siga Bem 2014 seguiu percurso, na manhã de hoje (19), até o Parque Ana Lídia, no Parque da Cidade. O projeto, que tem como padrinho o cantor Sérgio Reis, contou com a presença de cerca de 600 crianças e adolescentes e servidores das unidades da Sedest: CRAS, Creas e Coses.
O secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Osvaldo Russo, estava entre as autoridades presentes na ação, que faz parte da campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”, em referência ao dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
“O trabalho de enfretamento aos crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é realizado o ano todo, por diversas frentes. O encontro de hoje é mais uma ação para dar visibilidade e sensibilizar toda a população quanto à proteção de nossos meninos e meninas. É importante que todos participem, denunciando qualquer suspeita de abuso ou exploração”, reforçou Osvaldo Russo.
Em sua 8ª edição, a Caravana tem o objetivo de promover, de forma educativa, a conscientização sobre os temas e incentivar os motoristas a denunciarem casos de abuso. Mais 3,3 milhões de caminhoneiros já foram abordados.
“Peço às crianças e adolescentes que estão aqui para que tomem cuidado com as abordagens que recebem. É preciso ter atenção, pois, infelizmente, existem pessoas que fazem o mal e se aproveitam das situações. Fiquem atentos e procurem ajuda caso se sintam coagidos”, alertou Sérgio Reis, padrinho da Caravana.
O evento é organizado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, em conjunto com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Governo do Distrito Federal e parceiros.
Prêmio Neide Castanha
Nesta tarde, ainda foi realizada a entrega do Prêmio Neide Castanha, na Câmara dos Deputados – Auditório Nereu Ramos. A solenidade contou com a participação da apresentadora Xuxa Meneghel, do cantor Sergio Reis e da ministra Ideli Salvatti.
O prêmio é entregue às personalidades que promovem a proteção de crianças e adolescentes, assim como Neide Castanha, assistente social que, por anos, trabalhou em prol da causa.