(30/09/2011 – 14:15)
Na manhã desta quarta-feira, 28/09, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) promoveu articulação com Secretarias de Cultura e de Educação, Administração da Ceilândia e as unidades locais da SEDEST para replicar Projeto de combate ao alcoolismo entre jovens, existente em Heliópolis, São Paulo – Jovens Alcoolconscientes, adequando-o à realidade local. “Estamos aqui para conhecer o Projeto e analisar de que maneira podemos fazer algo semelhante aqui no Distrito Federal”, disse a secretária Arlete Sampaio. A reunião ocorreu na sede do Pro Gente, na Ceilândia Centro.
O Projeto capacita jovens lideranças locais em comunicação, por meio de oficinas de leitura escrita e design gráfico, para que esses jovens divulguem a campanha de não uso de álcool por menores de idade, construída por eles, em escolas, nos COSEs (Centros de Orientação Socioeducativa – que trabalham a convivência e o fortalecimento de vínculos), lan house, telecentros, Centros de Saúde, bares, lojas e espaços comunitários. Além de peças de comunicação, os agentes de comunicação formados pelo Projeto atuam na comunidade promovendo um festival temático, uma vez por ano, e uma balada, com rap e funk, uma vez por mês que chega a reunir 1.300 jovens que se divertem sem consumir álcool ou drogas.
Também participaram da reunião o subsecretário de Relações Institucionais da Secretaria de Cultura, Wellington do Nascimento, o diretor Regional de Ensino, Professor Nelson, representantes da Administração Regional da Ceilândia, a psicóloga da Coordenação de Proteção Social Básica, Flaviana Melo, a coordenadora do CRAS Ceilândia Sul, Natália de Freitas, os coordenadores dos COSEs da Ceilândia Sul, Marcus Lima, da Ceilândia Norte, Ariana Siqueira, e da Guariroba, Jorgea Rachel Lima.