(09/07/2012 – 15:34)
Na última quarta – feira (4) a SEDEST promoveu a Busca Ativa voltada para a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais – LGBT. A ação foi realizada pelo Núcleo de Atendimento Especializado para Pessoas em Situação de Discriminação Sexual, Racial e Religiosa (NUDIN), e contou com a presença do Defensor Público Eduardo Dechepeche que esclareceu questões de documentação, união estável e adoção para casais do mesmo sexo.
Busca Ativa
A Busca Ativa é uma ação do Governo do Distrito Federal para incluir famílias pobres e extremamente pobres no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal.
As pessoas incluídas no Cadastro Único podem ter acesso a vários benefícios, entre eles o Programa Bolsa Família ecomplementação do DF Sem Miséria, Tarifa Social de Energia Elétrica, PRONATEC eoutros programas de qualificação profissional, isenção de taxas para concursos públicos, benefícios para a mãe durante a gravidez e enquanto amamenta, entre outros.
Quais são os documentos obrigatórios para o cadastramento?
– CPF ou Titulo de Eleitor da pessoa que será responsável pela família no Cadastro Único. Leve também a Identidade de todas aspessoas da sua família que tiverem o documento.
– Caso você não tenha CPF, levar identidade, ouCertidão de Nascimento ou Carteira de Trabalho.
– Comprovante de endereço;
– Caso tenha filhos estudando, levar comprovante dematrícula das crianças na escola.
Serviços oferecidos pelo NUDIN
– Apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos;
– Mediação de situação de conflitos e violência;
– Acesso das famílias e indivíduos aos direitos socioassistenciais e a rede de proteção social;
– Mobilização e promoção do respeito à diversidade.