(18/04/2012 – 18:57)
Nos dias 10, 12, 13, 16 e 17 de abril, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda realizou curso do Sistema Integrado de Desenvolvimento Social (SIDS), voltado para a capacitação de servidores da Subsecretaria de Assistência Social.
Realizado no laboratório implantado na unidade da SEDEST na 515 Norte, a ação capacitou aproximadamente 100 servidores que atuarão como multiplicadores nas unidades. O curso, com carga horária de nove horas, uniu teoria e prática, reforçou a importância da gestão da informação, incentivando a cultura de monitoramento e acompanhamento das informações, e contou com oficinas de estudo de caso, que simulavam o atendimento, a inclusão, os encaminhamentos, explorando as possibilidades oferecidas pelo Sistema.
O Módulo SUAS DF atende o Sistema Único de Assistência Social do Distrito Federal e operacionaliza a parte cadastral de todas as unidades socioassistenciais da SEDEST. O SIDS ainda prevê módulos para acompanhamento de políticas de transferência de renda e segurança alimentar.
Humberto Lopes, servidor do CREAS Gama, conta que a ferramenta irá aprimorar o trabalho já realizado. “No atendimento são realizados inúmeros encaminhamentos, o SIDS possibilitará a mensuração das informações, o mapeamento das situações, permitindo uma territorialização, o que pode influenciar inclusive a construção de políticas”, afirma.
Para Carmem Távora, Subsecretária de Avaliação e Gestão da Informação, o SIDS irá facilitar o trabalho nas unidades de assistência social. “A ferramenta permite o acesso online às informações. Essa possibilidade agilizará o trabalho, pois facilita o monitoramento e o acompanhamento dos dados, norteando de maneira mais eficaz o trabalho do servidor”, finalizou.