A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) realizou no domingo (16), cerimônia de formatura com entrega de certificados para 302 (trezentos e duas) pessoas que atuarão no Programa Agentes da Cidadania – Mobilização Comunitária e Organização Cidadã. A atividade foi realizada durante o GDF Junto de Você, no Riacho Fundo I.
Os Agentes da Cidadania irão atuar nos territórios de vulnerabilidade social do DF acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de cada cidade. Os Agentes realizarão o contato direto com as famílias em situação de risco e vulnerabilidade, divulgando os programas sociais do GDF como, por exemplo, a importância de estar inscrito no Cadastro Único para ter acesso ao Programa Bolsa Família, cursos do PRONATEC, Brasil Sem Miséria, Tarifa Social de Energia, entre outros.
“Os Agentes são fundamentais para fazer com que a informação alcance as pessoas que mais precisam, as que estão em situação de vulnerabilidade social. Essas pessoas foram qualificadas para mobilizar e orientar as suas comunidades sobre seus direitos e realizar o encaminhamento para acesso aos serviços prestados pela Sedest no âmbito da Política Pública de Assistência Social”, reforçou Daniel Seidel, Secretário da Sedest.
O Programa Agentes da Cidadania foi instituído por meio da Lei nº 4.737, de 29 de dezembro 2011, regulamentada pelo Decreto nº 34.308, de 23 abril de 2013, e Portaria SEDEST nº 42, de 12 de agosto de 2013.
De acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, o Programa Agentes da Cidadania integra de forma complementar os serviços da proteção social básica, com intuito de potencializar as ações voltadas às famílias em situação de vulnerabilidade e risco social no âmbito do Plano pela Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria.
Os Agentes atuarão vinculados aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS): Brasília, Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia Norte, Ceilândia P Sul, Ceilândia Sul, Estrutural, Fercal, Gama, Guará, Itapoã, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, Planaltina Arapoanga, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e II, Samambaia Expansão, Samambaia Sul, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho I e II, Taguatinga, Varjão.
A meta é que cada Agente acompanhe e dialogue com 100 famílias em situação de vulnerabilidade no território que estiver atuando. Os Agentes receberão bolsa de R$ 300,00 mensais durante um ano.