Na noite desta segunda-feira (18), o Secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda, Daniel Seidel, acompanhado da Coordenadora do Centro da Diversidade, Carolina Silvério, recebeu o Prêmio Cidadania e Direitos Humanos LGBT, que tem como objetivo homenagear personalidades e organizações que lutam contra o preconceito. A Sedest foi premiada por se destacar na promoção de políticas públicas, desenvolvendo ações de prevenção, educação e proteção, visando o enfrentamento e a erradicação de todas as formas de violência que estejam relacionadas à questão sexual, racial e religiosa no DF.
“É com muito orgulho que recebo esse prêmio, reconhecendo o trabalho realizado pelo Centro de Referência da Diversidade, onde assumimos o compromisso de efetivar a garantia de direitos e a promoção das políticas públicas por meio de ações afirmativas”, afirmou Daniel Seidel.
Carolina Silvério falou do trabalho desenvolvido pelo Centro, onde são articuladas ações com outras políticas. “Nós temos uma série de serviços, além do grupo de convivência. No Centro, articulamos com as demais políticas públicas, entendendo que o exercício da cidadania tem que perpassar por uma questão de cidadania plena, então, os acessos têm que ser para educação, saúde, dentre outros”, relatou.
Airton Varela, presidente do Grupo Homofobia Zero, explica que a ideia é reconhecer a importância dos indivíduos, organizações da sociedade civil, empresas e órgãos públicos que se destacaram no campo cultural, político, empresarial e de ativismo, com ações de visibilidade, fortalecendo a cidadania e direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. “O Prêmio Cidadania e Direitos Humanos LGBT é uma celebração onde reconhecemos a importância de indivíduos, representantes do poder público e organizações da sociedade civil, privadas ou estatais, que se destacaram no corrente ano com ações de visibilidade ou benefícios para a comunidade LGBT”, reforça.
Confira os premiados e categorias deste ano:
Políticas Públicas: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda
Visibilidade Trans: Ludymilla Santiago
Inclusão Social: Comunidade Athos
Militância: Elker Barros
Ações Legislativas: Deputado Distrital Olair Francisco
Imprensa: Jornal de Brasília
Responsabilidade Social: Instituto Sabin
Atitude: Fabiana Ferreira
Trabalho Virtual: Portal Gay1
Organização Comunitária: Mães Pela Igualdade
Os prêmios foram concedidos por meio de Votação Popular.