(08/07/2011 – 14:57)
Nesta quinta-feira (07), as cidades de Sobradinho I e II discutiram com a sociedade civil local e o governo o direito humano à alimentação adequada na Pré-Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional realizada no COSE, espaço da SEDEST que oferece os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, conhecido também como Espaço João de Barro.
Na Pré-Conferência realizada em Sobradinho estiveram presentes 80 pessoas de Sobradinho I e II. Dentre elas, servidores da SEDEST, profissionais da saúde e da educação, lideranças comunitárias, presidentes de associações comunitárias, representantes do Fórum Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional e do Conselho Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA/DF), estudantes de nutrição da UnB, além do secretário adjunto da SEDEST, Daniel Seidel, a administradora regional de Sobradinho I, Maria América.
Daniel Seidel fez uma contextualização histórica dos avanços nas Políticas de Desenvolvimento Social desde a criação do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em 2004, na primeira gestão do presidente Lula, com a inclusão de duas políticas finalísticas: de assistência social e de segurança alimentar e nutricional, e um programa de transferência de renda com condicionalidades. “Nós (GDF) queremos que as famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso à rede de proteção social”, garantiu o secretário adjunto.
O objetivo das Pré-Conferências Regionais é a ampliação da capacidade de mobilização e proposição de temas que debatam o acesso de cada brasileiro e brasileira à alimentação adequada e saudável, como também à soberania e segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal. Além disso, a realização das Pré-Conferências garantem a participação de atores sociais do governo e da sociedade civil nas discussões em sua região, respeitando assim, a especificidade local.
As Pré-Conferências, juntamente com a III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de