(23/09/2011 – 15:12)
Os (as) coordenadores (as), assistentes sociais e psicólogos (as) das unidades de CRAS, CREAS, UAC´s e demais interessados participaram nos dias 13 e 20 de setembro de 2011 de oficinas para formação de servidores e servidoras.
As oficinas foram organizadas pela Subsecretaria de Assistência Social, através Diretoria de Benefícios Socioassistenciais (DBS). No dia 13 de setembro de 2011, a primeira oficina realizada aconteceu no Auditório do CTC às 14hs. A palestrante convidada foi a Profa Dra Potyara Amazoneida P. Pereira, pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília (UnB), coordenadora do Grupo de Estudos Políticos-sociais – POLITIZA, membro do NEPPOS/CEAM/UnB e do CNPq. Na referida ocasião a palestrante realizou exposição sobre a construção histórica e política dos benefícios eventuais, demonstrou o processo de construção e aplicação da legislação e discorreu sobre cada modalidade adotada pela SEDEST (natalidade, vulnerabilidade temporária, auxílio por morte e calamidade) e seus critérios para concessão.
O segundo momento de oficinas ocorrido no dia 20 de setembro de 2011, contou com a participação do palestrante Marcos Francisco de Souza, assistente social do TJDFT, Mestre em Política Social, Pesquisador e Consultor em Serviço Social e Política Social e ex-perito social da Justiça Federal. O conteúdo da oficina se caracterizou para discussão dos instrumentais técnicos operativos que fazem parte da atuação do(a) profissional da assistência social. Foi exposto também o que deve ser exposto em documentos, relatórios e pareceres, bem como a preservação do sigilo profissional, os limites institucionais, articulação de redes e promoção de espaços para discussão entre profissionais da área visando ampliar o campo de atuação.