(18/07/2011 – 14:25)
Na tarde deste sábado (16), mais de 70 pessoas participaram da Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional das cidades de Taguatinga, Águas Claras e Vicente Pires, realizada no Auditório dos Pioneiros, localizado na Administração Regional de Taguantinga.
Estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST), Arlete Sampaio, a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Fátima Carvalho, a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional de Taguatinga, Luciane da Silva , Júnior leal representando o vice-governador Tadeu Filippeli e também Laurindo Modesto, representando o Administrador de Taguatinga Sabino Vasconcelos e Hermanos Moreira, representante do Consea- DF.
Laurindo Modesto afirmou o compromisso da Administração em fazer com que os brasilienses tenham acesso à uma alimentação adequada. “Estamos de portas abertas para essas discussões”, afirmou Modesto.
A secretária da Sedest, Arlete Sampaio falou da importância das Pré-Conferências e da III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional. “Estamos fazendo reuniões como esta para garantir um conjunto de direitos sociais aos cidadãos e cidadãs de Brasília, para contribuir para uma cidade mais igual e uniforme e também para superar a extrema pobreza até 2014”, afirmou.
O objetivo das Pré-Conferências Regionais é a ampliação da capacidade de mobilização e proposição de temas que debatam o acesso de cada brasileiro e brasileira à alimentação adequada e saudável, como também à soberania e segurança alimentar e nutricional no Distrito Federal. Além disso, a realização das Pré-Conferências garantem a participação de atores sociais do governo e da sociedade civil nas discussões em sua região, respeitando assim, a especificidade local.
As Pré-Conferências, juntamente com a III Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional, a ser realizada de 21 a 23 de agosto de 2011, em Brasília-DF, fazem parte do processo preparatório da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional que terá como lema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos” e será a pactuação nacional pelo direito humano à alimentação adequada e saudável.